Junto ao início do processo de substituição do SW-CMM pelo CMMI a partir do ano 2001, o SEI (Software Engineering Institute - www.sei.cmu.edu) vem trabalhando arduamente para prover ao mercado mundial maior confiabilidade em relação aos resultados (níveis de maturidade) das avaliações oficiais conduzidas. Isto se deve a alguns problemas de qualidade que vêm sendo encontrados e relatados ao SEI ao redor do mundo, incluindo China, Índia e Brasil. Estes problemas estão relacionados às questões éticas e principalmente aos níveis de maturidade sendo obtidos em tempos exageradamente curtos.Objetivando o aumento desta credibilidade e confiança nos resultados, algumas ações foram e continuam a ser tomadas pelo SEI. Aqui citamos algumas dentre as mais relevantes:1) Passos para comprovação de níveis de maturidade reconhecidos pelo SEIAs avaliações de CMMI conduzidas utilizando o método SCAMPI passam a contar com alguns mecanismos que permitem ao mercado verificar a autenticidade e validade de seus resultados.A seguir descrevemos as principais etapas e mecanismos para validação de um nível dematuridade:· 1ª Etapa - a avaliação precisa ser liderada por um profissional credenciado pelo SEI chamado de "lead appraiser" (http://www.sei.cmu.edu/appraisal-program/quality.html). Para verificar se a habilitação do avaliador ainda é válida, pode-se fazer uma pesquisa no site do SEI - http://partner-directory.sei.cmu.edu/ . Importante enfatizar que na versão 1.2 do CMMI há uma distinção entre avaliadores autorizados a conduzir avaliações de níveis 2 e 3 daqueles que conduzirão avaliações de níveis 4 e 5. (SCAMPI High Maturity Lead Appraiser, ou SCAMPI HM - Lead Appraiser).· 2ª Etapa - todo líder autorizado pelo SEI (ver 1ª etapa) é obrigado a gerar um documento resultante da avaliação SCAMPI/CMMI, chamado "ADS - Appraisal Disclosure Statement". Este documento necessita ser assinado pelo líder autorizado e pelo patrocinador da avaliação e contempla minimamente os seguintes itens:o nome e número de identificação do líder da avaliaçãoo nome do patrocinador e equipe de avaliação com respectivas organizações deafiliaçãoo data do período on-siteo escopo do modelo (versão , representação, domínio e áreas de processos avaliadas)o escopo da organização (nome da empresa, área que foi avaliada, serviços avaliados,principais clientes, localização geográfica, entre outros)o amostra (pessoas e projetos) utilizada para determinação do nível de maturidadeo o nível de maturidade ou capacidade atribuído.· 3ª Etapa - o SEI disponibilizou há pouco tempo um site (http://sas.sei.cmu.edu/pars) parapublicação dos resultados de avaliações oficiais de CMMI. Diferente do que existia no SWCMM, agora no mundo CMMI, esta publicação só é realizada após o registro, processamento, autorização do patrocinador e revisão de qualidade do resultado da avaliação enviado pelo avaliador credenciado ao SEI. Ou seja, de maneira formal o SEI está processando os resultados que serão publicados e provendo ao mercado uma fonte única de níveis de maturidade obtidos no mundo inteiro.Com isso, podemos afirmar com certa segurança que as únicas razões que levarão à NÃO publicação de um nível de maturidade (avaliação) no site do SEI são:1) A empresa avaliada não quer que seu resultado seja publicado2) A avaliação não passou na revisão de qualidade do SEI durante o processamento dos resultados e, portanto o nível de maturidade não será publicado no site da entidade até que a organização avaliada seja submetida a uma auditoria independente conduzida pelo próprio SEI para sanar ou comprovar as eventuais divergências (http://www.sei.cmu.edu/appraisal-program/quality.html) Com base nesta nova direção dada pelo SEI e conhecendo o cenário brasileiro e internacional, podemos inferir e antever que: Para uma empresa "fornecedora de produtos ou serviços" que obtiver um nível de maturidade com o objetivo de mostrar ao mercado sua capacidade em desenvolvimento e sustentação de aplicações de TI, visando a participação em concorrências públicas e privadas ou mesmo exportação, a única razão da NÃO publicação de seu nível de maturidade provavelmente ocorrerá em função da situação 2 explicada acima.· 4ª Etapa - independente dos esforços do SEI e da comunidade em geral para evitar abusos e usos inapropriados dos resultados de níveis de maturidade, sempre existirá uma última e importante etapa que caberá ao órgão, entidade ou empresa que está adquirindo serviços ou produtos de uma empresa, que é validar ao longo do relacionamento com o fornecedor o desempenho e qualidade de seus produtos e serviços, bem como tomar conhecimento de suas iniciativas na direção de melhorar continuamente seus processos e indicadores.2) Canal de reclamações e qualidade do SEIOutra atitude bastante relevante do SEI buscando maximizar a confiabilidade dos resultados das avaliações é a criação do canal de comunicação entre o mercado e a área de qualidade do SEI (scampi-quality@sei.cmu.edu), visando dar ao mercado mundial "voz ativa" no controle de irregularidades e situações suspeitas. Este canal de contato está ancorado em um Código de Ética definido pelo SEI e obrigatoriamente assinado por todos seus avaliadores, instrutores e parceiros. Estes "mandamentos" exigem dos parceiros do SEI integridade, conduta adequada, ética, competência, entre outros valores requeridos de uma organização que na prática estará avaliando e julgando outras empresas.3) Período de 3 (três) anos para expiração de uma avaliação Aproveitando o advento da entrada da versão 1.2 do CMMI, o SEI está estabelecendo uma nova política que determina o prazo máximo de validade de 3 (três) anos para as avaliações realizadas utilizando-se a versão 1.2 do CMMI. Estes três anos contarão a partir do último dia do período de visita à organização (on-site) pressupondo que tudo tenha transcorrido normalmente durante o processamento e validação de qualidade pelo SEI. Após estes três anos de duração, o resultado do nível de maturidade será removido do site público de resultados do SEI (http://sas.sei.cmu.edu/pars). A utilização do site para esse fim demonstra, de forma inequívoca, a intenção do SEI de zelar pela qualidade das avaliações utilizando seu site como fonte de consulta deavaliações corretamente conduzidas e com data de validade não expirada. Esta mudança atinge todas as organizações que estão em programa de melhoria, inclusive as organizações que já obtiveram o nível 5 do CMMI. Estas últimas também necessitarão passar por nova avaliação a cada três anos se desejarem provar que ainda mantêm o nível de maturidade obtido. Avaliações periódicas, inclusive, são requisitos existentes no modelo, mesmo em níveis de maturidade mais baixos, pois fazem parte da boa prática da qualidade. Excelência, ética e resultados Ainda existem dois casos de exceção que precisam ser tratados:1. Para as empresas avaliadas no SW-CMM, o prazo de validade destas avaliações será 31 de agosto de 2007 obrigatoriamente. Vale lembrar que para o SW-CMM não existia um site público e ativo do SEI com resultados de avaliações individuais, nos moldes agora existentes para o CMMI; 2. Para as empresas avaliadas no CMMI versão 1.1, o prazo de validade destas avaliações será o mesmo da nova política (3 anos) ou 31 de Agosto de 2007, valendo sempre a opção de tempo mais longo.* Carlos Alberto Caram e Renato Chaves Vasques são consultores da ISD Brasil.
Passos para comprovação da autenticidade do CMMI
contato@isdbrasil.com.br // 24/04/2007 09:44
Junto ao início do processo de substituição do SW-CMM pelo CMMI a partir do ano 2001, o SEI (Software Engineering Institute - www.sei.cmu.edu) vem trabalhando arduamente para prover ao mercado mundial maior confiabilidade em relação aos resultados (níveis de maturidade) das avaliações oficiais conduzidas. Isto se deve a alguns problemas de qualidade que vêm sendo encontrados e relatados ao SEI ao redor do mundo, incluindo China, Índia e Brasil.