Administrar todos os processos e projetos ao mesmo tempo e buscar uma sintonia entre todas as áreas é um desafio constante para os profissionais de TI. A integração deve ser feita em todos departamentos: financeiro, recursos humanos, comercial e operações.
Somente o aperfeiçoamento contínuo das pessoas, processos e ferramentas capazes de alinhar e integrar projetos para trabalhar de maneira eficiente poderá gerar resultados. A implantação de um bom projeto de Governança em TI é fundamental para o alinhamento da área ao negócio.
Um fato importante e que não deve cair no esquecimento, a implantação de um bom projeto de TI está totalmente ligado ao tamanho da empresa. Este, portanto, deve adequar-se às regras e à cultura organizacional.
Hoje, o executivo, responsável pela tomada das decisões dentro das organizações, necessita ter uma visão de tudo que está ocorrendo com todos os projetos. A aprovação ou declínio de investimentos e transições depende, muitas vezes, de um clique. Um projeto de TI que não está interligado ao planejamento estratégico da empresa pode gerar perdas significativas.
É essencial que o CIO (Chief Information Officer) tenha uma visão de grandes projetos, e cada um deve ser visto como unidade de negócio, visar sempre resultados positivos e servir para aprimorar os serviços e produtos da empresa.
Não é uma tarefa muito fácil a implantação deste projeto, depois ainda há a necessidade de periódica atualização, pois a empresa também é um organismo vivo e que muda constantemente. O modelo deverá ser flexível para acompanhar as mudanças da empresa, permitindo uma completa integração entre todos.
Visto do ponto de vista da gestão, o papel do executivo de TI é o de um administrador, que deve dominar e aplicar as técnicas de gestão, conhecer os problemas, o negócio e seus clientes internos e externos.
* Carlos Perobelli é diretor de Operações da 5A Consultoria em Gestão