Symbian OS e 3G: A Nova Geração de Celulares

O ano de 2003 e o primeiro semestre de 2004 foram períodos de intensas atividades no mercado global de computação móvel. Em 2003, o mercado aguarda o crescimento dos chamados "aparelhos globais" (telefones com caspacidade de operação em todo o planeta) e da tecnologia 3G (terceira geração), além da consolidação dos smartphones. Agora, em 2004, a tecnologia 3G já é uma realidade no Japão. Os japoneses já usam em massa aparelhos com tela de alta resolução, som polifônico, streaming e download de áudio e vídeo, envio e recepção de vídeo e figuras e até conferência pelo celular !

As redes que operam 3G possuem capacidade para trafegar dados em velocidades médias que vão de 64 Kbps a 384 Kbps, um avanço e tanto se compararmos a nova tecnologia com as redes comuns que trafegam dados em velocidades geralemente inferiores aos antigos modens 14.4 Kb. 3G é a banda larga da computação móvel, e futuramente as redes que utilizarem esta tecnologia deverão chegar a velocidades de até 2 Mbps.

É evidente que o uso das redes 3G é maior na Ásia do que em qualquer outro lugar porque essa tecnologia nasceu por lá. Em outubro de 2000, a coreana SK Telecom foi pioneira no uso comercial da tecnologia 3G, usando o padrão CDMA2000 1xRTT. A japonesa NTTDoCoMo lançou serviços baseados em 3G um ano depois, usando WCDMA. Em 2002, a SK Telecom inovou novamente ao usar 3G com CDMA2000 1xEv-DO, oferecendo serviços multimídia através de celulares que operavam Symbian OS. Atualmente existem cerca de 40 fabricantes que fabricam aproximadamente 430 aparelhos compatíveis com a tecnologia 3G na Ásia, Europa, Am;erica do Norte e América Latina. Com relação à serviços, são mais de 40 operadoras em mais de 37 países que oferecem as facilidades da banda larga nos dispositivos portáteis.

Nestes cenário, o desenvolvimento de um sistema operacional que opere nos aparelhos celulares de última geração tem um papel altamente relevante. As arquiteturas de hardware e de rede devem encontrar subsídios na plataforma de software. Com esse intuito, um consórcio formado por Ericsson, Nokia, Panasonic, Psion, Samsung, Siemens e Sony-Ericsson foi criado em 1998 com o objetivo de suportar os avanços previstos nas tecnologias de hardware e de rede no mercado de computação móvel.

Basicamente, o sistema operacional da plataforma Symbian - Symbian OS - possui um kernel, middleware para comunicações, gerenciador de dados, sistema de arquivos e API para desenvolvimento de aplicativos. Com symbian OS, podemos criar softwares usando C++ e Java (J2ME MIDP 1.0 e PersonalJava 3.0 com as opções do JavaPhone 1.0). Com uma implementação modular e flexível, Symbian OS suporta padrões como IP v4 e v6, Bluetooth, Java, WAP e SyncML (um padrão para troca de dados entre computadores móveis e PC's), além de possui um recurso que demorou bastante para chegar no sistema Palm OS, por exemplo: a multitarefa.

Podemos concluir que o mercado que cerca a tecnologia 3G e a plataforma Symbian OS é enorme. No mundo, existe um número aproximado de 3 milhões de desenvolvedores que utilizam ambas as tecnologias para desenvolver soluções para tecnologia móvel. Este é um número bastante pequeno, se considerarmos o grande nicho para o desenvolvimento de novos aplicativos e sistemas, em nível corporativo ou não. Além das possibilidades no desenvolvimento de aplicativos, temos que considerar que tanto o número de operadoras que suportam 3G e Symbian como o número de usuários que vão requerer recursos avançados nos seus equipamentos deverá crescer bastante nos próximos meses.

Abraço a todos e até a semana que vem!