Altos estoques resultados da ausência de estudo da demanda, lançamento de novos produtos/serviços porque os atuais tiveram queda drástica e repentina nas vendas, e inúmeras outras situações que se não forem resolvidas em curtíssimo prazo afetam significativamente o resultado da pequena empresa.
Essas empresas no Brasil enfrentam muitos desafios: queda na demanda, altos impostos e índices de inadimplência. Contraditoriamente, seus maiores investimentos são em reformas nas instalações, qualificação dos colaboradores e compra de equipamentos de informática. (fonte: Sebrae)
Se o maior desafio é a queda no consumo, o principal investimento que está faltando nas pequenas e médias empresas é em Marketing.
As organizações precisam começar a desenvolver a filosofia prevencionista dos bombeiros através de um planejamento de Marketing, evitando incêndios como baixos resultados em vendas, insatisfação dos clientes e perda de participação no mercado para a concorrência, muitas vezes desleal.
É sabido que para ter resultados em Marketing, é necessário ter um planejamento bem estruturado e realista com os recursos disponíveis da empresa.
A falta de planejamento dentro da pequena empresa se transforma em um ciclo vicioso e prejudicial porque o Marketing só pode gerar resultado com um planejamento de ações integradas e não feitas isoladamente. E ao apagar constantemente incêndios o Marketing acaba por não planejar e conseqüentemente não gerar resultados.
Segundo Philip Kotler, o expert mais conhecido no assunto, “Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo que precisam e também o que desejam, em razão da criação e da troca de produtos/ serviços de valor com outras pessoas”.
Dito isso, Marketing não é uma ação isolada e sim um processo que precisa ser contínuo para obter resultado, com um objetivo factível, alcançável e mensurável.
Inúmeras empresas se frustram por não obterem resultados em seus investimentos em ações de Marketing.Isso acontece porque simplesmente antes de lançar, por exemplo uma campanha promocional, não são estabelecidos prazos e objetivos de vendas a serem alcançados. E só o pequeno empreendedor sabe a dificuldade em destacar dentro da receita uma verba específica para investimentos em Marketing.
A falta de planejamento, além de não gerar resultados, ainda é uma das maiores razões de desperdício da restrita verba de Marketing presente nas pequenas empresas.
Com um planejamento de Marketing alinhado com os objetivos da companhia, é possível tempo para desenvolver ações de forma criativa e a baixo custo que não tratarão mais somente dos incêndios do dia a dia, mas lançará luz nos caminhos estratégicos da pequena e média empresa.
Daniela Yole Pereira é consultora da Estrategika Assessoria e Treinamento em Marketing