O que as empresas esperam como qualidade de software? Obviamente, que o sistema funcione. Parece simples, mas não é. Para que isso faça sentido, é necessário primeiro que a empresa contratante saiba passar as informações necessárias para o funcionamento do sistema; segundo, que o desenvolvedor saiba como decifrar essa passagem de modo a automatizar a função. Por fim, que o sistema funcione, é claro.

Na área de TI existem diversas metodologias que buscam melhorar a qualidade do software desenvolvido para as empresas clientes. Pode-se citar, entre elas, o CMM (Capability Maturity Model) e o PMI (Project Manager Institute), as quais são as mais conhecidas nos dias de hoje. No entanto, grande parte dessas metodologias não se sobrepõem, mas sim se complementam.

Nos dias atuais, é possível medir o grau de qualidade de uma empresa a partir de sua classificação na utilização de metodologias para desenvolvimento. Já é possível observar isso, por exemplo, nas licitações de órgãos públicos, nas quais cada vez mais se exige que a empresa possua um número X de PMP (Project Manager Professional) e/ou que tenha avaliação nível X no CMM.

Entretanto, na maioria das vezes, somente a utilização de metodologias não é suficiente. Um exemplo básico é o caso de uma empresa cliente que não consiga passar as informações necessárias para o desenvolvimento do software que essa mesma empresa solicita. Essas informações, também conhecidas como requisitos na área de TI, são vitais para o entendimento do escopo e posterior desenvolvimento do sistema. Os requisitos são o ponto de partida para o desenvolvimento de software, visto que do entendimento deles é que será desenvolvido o sistema.

Muitas vezes, as empresas de informática são culpadas por atrasos na entrega dos projetos. Temos a "fama" de não conseguir realizar no prazo. Por que uma empresa de fabricação de televisores consegue entregar no prazo uma encomenda enquanto uma empresa de informática não? E a qualidade? A TV funciona 100%...

É interessante notar a comparação que a área de informática sofre com as demais áreas. Em que pese parecer uma comparação entre "bananas com maçãs", a idéia geral é que a informática tem de funcionar sem erros. Quantas vezes não comparei um computador a um carro, tentando mostrar que no carro trocamos o óleo, os pneus, fazemos manutenções preventivas (revisões) e, por último, trocamos também de carro. Tudo para que o usuário pudesse refletir sobre a questão.

Quanto ao não entregar nos prazos, temos uma missão crítica. Primeiro, devemos continuar, através da utilização das metodologias existentes, buscando o máximo de perfeição nos nossos projetos. Segundo, e tão ou mais importante, devemos ensinar nossos clientes a transferir os conhecimentos das suas áreas, para que possamos automatizar determinada função. Dessa forma, o sistema funcionará como deseja o cliente.