Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações do estado (Sucesu-RS) nasceu quando a informática dava os primeiros passos de uma caminhada que viria a torná-la elemento estratégico para as organizações, capaz não somente de apoiar e otimizar processos, como de agregar valor ao negócio.

Naqueles dias, os usuários, pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, eram parte hipossuficiente nas relações comerciais. A Sucesu-RS surgia para, da reunião de interesses comuns, buscar o necessário equilíbrio.

Portanto, o DNA da entidade remete à representação e à defesa dos interesses dos usuários de TI. Sua atuação centra-se, em especial, na promoção da discussão de temas relevantes para a área, por meio de seus Grupos de Usuários, da realização de eventos e de treinamentos, e da participação em diversos fóruns de representação.

A Sucesu-RS tem assento e participação ativa em diversos conselhos e câmaras do setor, como Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) e Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI); no plano legislativo, envolve-se em projetos de dispositivos legais relacionados à área e participa de grupos de padronização (ABNT) e do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. 40 anos de trabalho para o usuário.

Há aqueles que lembram da Infosul, feira promovida pela Sucesu e contemporânea da Fenasoft. A necessidade de constante mudança deixou para a história estes eventos tão importantes em sua época e nos apresenta a outros.

Atualmente, a Sucesu-RS promove o “Horizontes”, cujo formato reúne academia e mercado, apresentando a este os egressos e os recém ingressantes na universidade, e o CIO Executive Day, inserido no calendário como um dos principais e mais bem estruturados eventos da área, além de diversos seminários e participação
em eventos promovidos por outras entidades.

Com o “Horizontes” e o apoio das entidades integrantes do CETI, incluindo o Seprorgs, a Sucesu-RS completa o tripé usuário/academia/mercado, permitindo a aproximação entre estes e a tão bem-vinda comunhão de interesses. Acreditamos que nosso estado tenha a vocação e as condições para tornar-se um expoente no desenvolvimento
da TI no país.

Depende da dedicação de cada um de nós a transformação deste objetivo em realidade.Ao completarmos 40 anos, a diretoria eleita para o biênio 2008/2009 manterá o foco nos reais interesses dos usuários, estabelecendo metas realizáveis por meio de planejamento claro de ações.

Em agosto, mês de nosso aniversário, realizaremos um grande jantar que prestará homenagem àqueles que, de forma tão distinta, marcaram a história da TI no estado. Participem desta nossa jornada.

Eduardo Arruda é presidente da Sucesu-RS. O artigo foi originalmente publicado na revista Mercado de TI.