Uma pesquisa feita pela The Gallup Organization mostra que 79% dos brasileiros estão desmotivados com relação à vida profissional. Esse número tem reflexo negativo direto nos resultados das empresas. A grande maioria, porém, não dá a merecida importância à comunicação interna e ao engajamento de seus colaboradores, o que diminui o aproveitamento do talento e da capacidade da equipe.

Aos poucos, as empresas estão percebendo que a comunicação precisa fazer parte da gestão estratégica do negócio. Não é mais suficiente apresentar uma imagem positiva para o mercado externo; é preciso também que o público interno tenha uma percepção cada vez melhor da sua empresa, além do conhecimento total do negócio. Quando o colaborador possui as informações, sente-se parte da gestão - assim, coloca toda energia no que faz, produzindo mais. Todos devem ter a certeza de que seu trabalho é fundamental para os resultados da empresa. Do contrário, é criado um clima de distanciamento e frieza entre gestores e funcionários.

Para reverter este quadro, cresce a importância do endomarketing, ferramenta estratégica que busca, especialmente, capacitar líderes com perfil pró-ativo para atuação no sistema de comunicação interna. Companhias de sucesso têm buscado lideranças que sejam capazes de gerar em sua equipe o comprometimento em atingir metas e superar desafios através da informação constante e atual. Líderanças aptas a motivar a construção de "times" alinhados com as estratégias da empresa.

Os principais responsáveis pelo engajamento são os líderes comunicadores, que devem, sistematicamente, informar a equipe sobre as decisões e os rumos da empresa. Muitas vezes, a informação não flui devido ao medo de passar conhecimentos ou à falta de tempo para tal tarefa. O bom líder sabe fazer alianças, ouvir, arriscar, mudar de opinião e, principalmente, transmitir as mensagens, integrar e motivar seu time.

A sistematização da comunicação interna, utilizando líderes engajados, é o grande diferencial competitivo das organizações que se destacam no mercado. Informar não é só um dever, mas um fator estratégico para o sucesso nos negócios e uma relação de conquista junto ao público interno e à opinião pública.

*Jornalista, publicitária e diretora da Adequá Comunicação Integrada, especializada em endomarketing.