Saio da mesa diretora, mas não do COMCET, pois nele continuo contribuindo e representando a SOFTSUL, uma das Instituições que participa ha 10 anos, desde a criação do COMCET, em 1996, e que foi reeleita para o período 2006-2008 com o maior número de votos ao lado da ABINEE, ADURGS, Assespro-RS, Câmara Municipal de Porto Alegre, Federasul, Finep, Fundação Pensamento Digital, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Seprorgs, SBPC, SERGS e SUCESU-RS.
O sentimento com relação a estes dois anos a frente da presidência do Conselho é de dever cumprido e de alegria. Dever cumprido porque nesse período o COMCET deu continuidade e avançou conquistas que vinham sendo trabalhadas pelos presidentes anteriores. O fortalecimento da articulação e aproximação com os gestores municipais levou a uma discussão mais rica sobre prioridades e ações em Ciência e Tecnologia, base para o desenvolvimento e o crescimento auto-sustentado da nossa sociedade.
Os temas prioritários trabalhados no período focalizaram quatro linhas principais: Inclusão Digital e Telecentros; Pólo da saúde, Parques Tecnológicos e Fundo Municipal de Apoio a C&T. Nesse contexto, muitas foram as realizações no município de Porto Alegre. No que tange a interação com as Secretarias Municipais é de se dar destaque ao trabalho das Secretarias da Indústria e Comércio, da Saúde, da Educação, bem como dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, todas elas atuando exaustivamente nos quatro eixos sinalizados pelo COMCET. O conselho estreitou também os laços com o legislativo municipal, fato este que levou a Câmara Municipal de Porto Alegre a candidatar-se e ser eleita para ocupar um dos assentos do COMCET.
Merece destaque também o amadurecimento do Conselho, a presença e a integração dos conselheiros numa visão única que se consolidou numa nova estrutura para a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia. A V CMCT, que aconteceu em 17 de maio, compilou as sugestões de nove pré-conferências temáticas, que resultaram na formulação de diretrizes muito mais consistentes e aderentes à estratégia do município de Porto Alegre. A edição da Revista do COMCET, que em breve será lançada, certamente oportunizará a divulgação das conquistas, dos avanços e das realizações em C&T na nossa cidade.
O sentimento de alegria se faz presente porque meu sucessor na presidência da mesa diretora do COMCET é o empresário Jorge Branco, que na minha gestão ocupou assento de primeiro secretário e também pela recondução a vice-presidência de André Imar Kulczynski, ambos parceiros que nestes dois anos trabalharam ombro-a-ombro nas atividades e ações realizadas. Cabe destacar que embora os membros do Conselho representem entidades eleitas, os cargos da mesa diretora não pertencem as entidades, mas sim às pessoas físicas que as representam. Nessa condição também se posicionam os demais eleitos para a composição da mesa como é o caso do empresário Roberto Petry, segundo vice-presidente, Profa. Rita Carnevale, primeira secretária e Prof. Ricardo Bastos, segundo secretário.
A todos nós desejo sucesso.
José Antonio Antonioni é presidente da Softsul