Um dos mais importantes conceitos emergentes no mundo atual surge através da força e inspiração de uma simples e cativante palavra: relacionamento. Tudo que envolve relacionamentos, seja qual for à esfera em que estivermos pensando, traz a mágica perspectiva da busca de soluções, da constante tentativa de aperfeiçoamento, de horizontes que vão além do âmbito do trabalho, da família, de nosso envolvimento com a sociedade.

Dentro da empresa, em casa ou na rua, as pessoas parecem esquecer de alguns princípios básicos para uma convivência harmônica. Respeito, humildade, paciência, alegria, elementos essenciais para desenvolver qualquer tipo de relacionamento, parecem só combinar com momentos de lazer, leituras sobre autoconhecimento ou com períodos de férias.

Conceitos de momento hoje falam em rede de relacionamentos, parcerias, mas existem profissionais e empresas que já trabalham isso há muito tempo. Muitos desconhecem inclusive o fato de que uma verdadeira parceria envolve muito mais do que interesses financeiros, políticos ou mercadológicos, envolve interesses comuns de desenvolvimento conjunto, baseadas em conceitos que não deixam margem para discussão, incontestáveis.

Trabalhando o relacionamento humano, se busca felicidade, realização de sonhos. A cada reunião, contato ou contrato, existe um interesse maior em manter a alegria, o amor, a intenção de deixar portas abertas em cada movimentação. Mais do que nunca é preciso pensar na expansão de objetivos, profissionais ou pessoais, mas repensando constantemente o caminho que se trilha para alcançá-los, as conseqüências de ações e atitudes.

E embora tudo isso possa parecer distante, é preciso também levar à rotina diária vontade de trabalhar relacionamentos. Fazer com que quem saia de nossa presença leve a certeza de que não teve seu tempo perdido e de que ali encontrou um ponto de referência.