A internet te ajuda a potencializar os estudos. Foto: flickr.com/photos/79015742@N08/8228099163
As redes sociais e os aplicativos para dispositivos móveis revolucionaram o mundo nos últimos anos.
Além de facilitar a comunicação e auxiliar no encontro de informações, eles servem para ajudar as pessoas em milhares de atividades cotidianas. Como nos estudos, por exemplo.
Você conhece alguma rede social ou aplicativo que aumenta a sua produtividade na hora de estudar para uma prova ou organizar seus documentos? Se não conhece, deveria, pois os resultados alcançados com eles podem levar você a alcançar vários objetivos, como ser aprovado naquele teste que você queria e até ser mais organizado, o que te ajuda a crescer profissionalmente.
Por isso, entre tantos aplicativos e redes sociais, selecionamos cinco que vão te ajudar a ser mais produtivo e organizado.
O Trello é um site organizador de tarefas e eventos bastante dinâmico e funcional. A organização dos seus dados, documentos e agenda pode ser feita da maneira que você quiser, podendo englobar até mesmo o período inteiro de um projeto.
Ele foi inspirado em uma metodologia chamada Scrum, que se trata de um processo de desenvolvimento para gerenciar projetos e o desenvolvimento ágil de softwares.
O aplicativo mostrou ser uma ferramenta muito útil e de fácil manuseio para quem quer aumentar a sua produtividade e organizar as tarefas cotidianas. Não se engane, ele não é somente útil no trabalho.
É possível fazer uma lista de compras de supermercado, por exemplo, ficar bem mais dinâmica e fácil de manusear.
Um grande fluxo de trabalhopode ser facilmente organizado e monitorado por uma única pessoa ou por toda a equipe envolvida no processo, e isso permite que as pessoas saibam exatamente o quanto falta para uma determinada tarefa ser concluída.
Pode ser acessado através do site ou no aplicativo para smartphones. Disponível para iOS e Android.
Criada por dois alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a rede social Passei Direto é essencialmente acadêmica e reúne universitários de diferentes cursos e instituições do Brasil para compartilhar exercícios, resumos e trabalhos.
Para entrar na rede social, o usuário preenche o tradicional formulário de cadastro ou entra com um clique, via Facebook. A partir daí, informa a universidade que estuda e o curso em que está matriculado.
Uma vez dentro do Passei Direto, o aluno encontra todas as disciplinas de seu curso cadastradas e pode interagir por meio de comentários, compartilhamento de arquivos com exercícios e outros materiais, além de ter a possibilidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas.
É um incentivo e tanto na hora de estudar, principalmente pela facilidade em encontrar o assunto requerido e observar as opiniões de outros docentes do mesmo curso.
O ExamTime é uma ferramenta gratuita criada na Irlanda que tem como objetivo facilitar a organização dos estudos tanto de estudantes como dos educadores de forma interativa e diferenciada.
O aplicativo permite criar mapas mentais, flashcards, quizzes e também notas de forma compartilhada ou privada.
Outra proposta da ferramenta é criar interação entre alunos e professores. Há participantes de mais de 60 países que colaboram com a expansão do serviço.
Esse aplicativo só chegou ao Brasil em 2013, mas trouxe novidades para a versão brasileira como recursos para quem está estudando para o Enem, OAB e vestibulares em geral. Ainda em fase Beta, a ExamTime oferecerá a versão Premium em breve.
Já o Evernote é um aplicativo de bloco de rascunhos, lembranças, notas, textos, referências, etc.
Na verdade, você pode anotar que você quiser, até receitas! Formalmente, o app tem a função de coletar, organizar e anotar essas informações no seu computador, celular, ou até mesmo através de um website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual em que só você tem acesso.
Outro grande trunfo do Evernote é reconhecer e fazer buscas por palavras dentro de imagens, o que simplifica, e muito, na hora de lembrar de um telefone ou anúncio, por exemplo. Basta fotografar um telefone ou um estabelecimento que ele vai te lembrar mais tarde.
Além disso, você pode baixar livros e/ou outros arquivos em PDF. Com certeza é uma ótima ferramenta de trabalho ou estudo. Disponível para iOS e Android, pode ser baixado direto na loja do seu smartphone.
The Elements: A Visual Exploration (Os Elementos: Uma Exploração Visual)
O aplicativo The Elements: A Visual Exploration foi inspirado no best-seller de Theodore Gray chamado The Elements. Não há duvidas que a ferramenta foi criada para os amantes de química, apesar de poder ser usada também por iniciantes.
Tudo começa com a tabela periódica. A cada toque do usuário, é possível saber informações sobre os elementos químicos, básicas ou mais complexas, e também podem visualizar imagens e vídeos.
O uso pode ser feito de forma offline, mas com o acesso a internet as informações ficam atualizadas. E para ficar ainda mais divertido, há conteúdo também em 3D, mas o usuário precisara dos óculos especiais que custam por volta de U$ 5. Disponível para iOS, o aplicativo possui versão em português e pode ser baixado na loja da Apple.
*Fernando Monteiro é estudante de Administração, de São Paulo, Capital, que sonha em ser um grande economista.