Muitos especialistas falam em geração de negócios na Internet e insistem que é necessário que as empresas invistam na WEB mas a maioria não consegue explicar aos seus clientes como fazê-lo. Falam muito em desenvolver sites com tecnologia de ponta...em colocar banner’s publicitários nos grandes portais para divulgação....em investir em ferramentas de relacionamento mas.... a grande questão é:

Como gerar tráfego para o seu WEBsite ???

Uma das melhores Estratégias a serem adotadas pelas empresas é aquela que posiciona o site no topo dos mecanismos de busca, pois é através dos mecanismos de busca que podemos atingir novos clientes, ampliando mercados.

Mas afinal o que é MOB ????

MOB, iniciais de Marketing de Otimização em Buscadores é o uso de Estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um WEBsite nos resultados das ferramentas de busca, principalmente as do tipo Robô (conhecidas como Spider).

E como se faz isso ??

Primeiro é necessário entender a importância dos mecanismos de busca. No Brasil o Google, por exemplo, é o 4º site mais acessado. Só perde para os portais UOL, IG e Terra. Portanto, é fácil perceber a importância de se posicionar um WEBsite nos mecanismos de busca, em especial, o Google que têm a preferência de quase 90% do internauta brasileiro.

No estudo Raio-X do e-commerce. Quem é quem na mente do e-consumidor, realizado pela WBI Brasil (www.wbibrasil.com.br) em outubro e divulgado no evento Café COM Internet em Porto Alegre no dia 09 de novembro, o Google foi citado por 83,4% das pessoas que responderam a pesquisa. Na mesma semana que divulgamos este estudo o site IDG NOW fez uma enquete e o Google foi novamente o campeão de indicações. Chegou a 88% da preferência do internauta, muito distante do 2º colocado no Brasil, Cadê?, mostrando a força deste serviço e o potencial de retorno.

No mesmo estudo percebemos o quanto as empresas necessitam crescer no que se refere a Estratégias Digitais. Mesmo aquelas líderes no mercado tradicional. Passando pelas empresas de desenvolvimento WEB até as próprias agências de publicidade que são os especialistas em Marketing, percebemos o quanto elas necessitam começar a entender como funciona a Internet.

No estudo identificamos que "apenas" 1% dos WEBsites pesquisados desenvolveram algum tipo de Estratégia para posicionar os seus WEBsites nos mecanismos de busca.

Quando estas empresas perceberam que a WEB não é uma mídia convencional. Quando perceberem que precisam investir na Estratégia Digital, entendendo como funciona, o “fenômeno do crescimento” tão badalado pelo governo, chegará nas empresas brasileiras.

Mas vamos ao principal tema deste artigo.

Como planejar um WEBsite visando melhorar o posicionamento na WEB ??

Algumas dicas básicas e essenciais:

- Não desenvolva sites com frame. NUNCA. Os mecanismos de busca varrem o site até o momento de encontrarem um frame. Neste momento ele irá parar e não seguirá adiante. Seria o mesmo que uma empresa convencional colocasse um letreiro enorme na sua fachada mas não permitisse que os clientes enxergassem os produtos na vitrine. Ninguém quer isso, claro mas é o que acontece quando um desenvolver WEB cria um site e colocar frame no mesmo.

- Evite utilizar flash em todo o site. Pelo mesmo motivo acima.

- Não utilize estrutura fechada de Banco de Dados para o conteúdo do WEBsite;

- Não utilize redirecionamentos nas páginas ou domínios;

- NUNCA utilize domínios “gratuitos” como suaempresa.HPG.com.br ou subdomínios;

- Desconfie de “fórmulas” ou “promessas” mágicas;

- Não utilize SW de cadastros gratuitos (os buscadores mais utilizados não aceitam…);

- E CUIDADO!!!! Não faça SPAM nos buscadores. Se você não sabe o que é SPAM nos Buscadores entre em contato conosco pelo e-mail consultor@wbibrasil.com.br (coloque no Assunto: O que é SPAM nos buscadores?), que iremos lhe encaminhar as regras para que sua Estratégia de Otimização não seja interpretada como SPAM.

Após estas dicas, é necessário desenvolver uma Estratégia de Otimização. Uma Estratégia de Otimização (MPR) deve ser minuciosamente planejada e aplicada e deve ser feita por profissionais especializados que possam inclusive citar cases de sucesso no resultado, pois as regras dos Buscadores mudam constantemente e estas empresas precisam se reciclar frequentemente para poder oferecer resultados satisfatórios para seus clientes.

Não acredite naquelas “fórmulas milagrosas” que recebemos por e-mail diariamente que prometem colocar seu WEBsite no topo da lista. Estes milagreiros utilizam softwares robôs de cadastramento, sem no entanto interagirem com seu site ou aplicação.

Não vai adiantar nada!!!

Na análise para definir a Estratégia de Otimização leve em conta:

- Área de atuação da empresa (qual o seu Mercado atual e qual você pretende atingir?);

- Defina quais palavras e/ou expressões serão divulgadas nos mecanismos de busca (Marcas, Produtos, Serviços, etc…);

- Pesquise o Posicionamento atual do seu WEBsite. Pelo menos em 3/4 mecanismos de busca. Dá trabalho, eu sei...mas o resultado será fantástico, com certeza;

- Verifique a Relevância (1) do seu WEBsite;

- Faça uma Análise individual dos sites concorrentes (Mercados, Posicionamento e Relevância);

(1) O percentual de Relevância de um WEBsite é medido utilizando-se uma fórmula onde vários itens são analisados para dizer se um site possui relevância ZERO, 50 ou 100%.

Este percentual irá dizer se o WEBsite de sua empresa estará no topo dos mecanismos de busca ou estará na 59ª página ou.... em algum lugar desconhecido. Não têm erro.

Se você desejar obter maiores detalhes de como funciona a análise de Relevância de um WEBsite, e qual retorno que um correto posicionamento pode oferecer para sua empresa, entre em contato com o autor deste artigo pelo e-mail consultor@wbibrasil.com.br informando no assunto: Otimização de WEBsite.