A grande questão que pretendemos abordar neste artigo não é somente se vai acontecer ou não a publicidade no celular, mas sim avançar um pouco mais sobre o modelo ideal de publicidade e quais os riscos e possibilidades as empresas irão encontrar neste modelo.
A grande discussão que está tomando os bastidores dos grandes anunciantes e das principais agências de marketing no Brasil é mais um round na luta em busca da atenção do consumidor.
A continuidade do modelo de Publicidade explícita ou informação segmentada no celular?
Cansado das ações comuns, os consumidores expostos a uma avalanche de publicidade estática e de massa, estão dispostos a conhecer novas formas de comunicação das marcas preferidas.
Esta disposição está sendo indicada nas pesquisas feitas principalmente nos países onde a publicidade nos celulares está num estágio bem mais avançado do que no Brasil.
As infinidades de oportunidades que possibilitam estas ações mostram um cenário altamente positivo para a comunicação das empresas com seus consumidores. Informações e conteúdo irão impactar os consumidores muito mais do que simples propaganda direta. É a evolução do marketing, já muito bem utilizado no ambiente WEB, agora com enormes possibilidades na comunicação por celular.
Receber no celular informação sobre shows, peças de teatro, notícias do seu time de futebol preferido, da cotação do dólar, ações, etc... irá gerar no consumidor um impacto maior da marca, pois agrega informação útil.
A Marca que utilizar estas ações irá se perpetuar na mente dos seus consumidores de forma positiva.
Mas e o mercado brasileiro?
Qual o tamanho deste mercado?
Segue abaixo alguns números para exemplificar o potencial da publicidade no celular:
> 95 milhões de correntistas no Brasil
> 100 milhões de celulares
> 27,3 milhões de usuários de internet banking com um total de 5,8 bilhões de transações em 2005.
Todos estes números nos levam a crer que o uso do celular irá gerar um novo boom na publicidade brasileira. Com uma base deste tamanho e com o conceito de mobilidade já bem desenvolvido o que faltará para a publicidade no celular explodir?
Existem vários fatores apontando para este caminho. Vamos revisar alguns:
1.) esgotamento do modelo de publicidade atual
A poluição causada pelos outdoors nas grandes cidades é um exemplo de que este modelo de publicidade de massa esgotou-se.
2.) Interatividade
A Internet trouxe um novo conceito na comunicação com os consumidores. Antes o impacto era estático e era de uma mão só. A empresa utilizava os veículos disponíveis para atingir o consumidor.
Sem condições de medição em tempo real e sujeita a variações sem controle do anunciante, este modelo mostra-se cada vez mais inviável.
3.) Segmentação
A publicidade de massa está sendo substituída com muito mais eficiência pela publicidade segmentada, de alto impacto e efetividade, principalmente no novo público, o e-consumidor.
Apesar de todo este cenário extremamente favorável é importante ressaltar alguns fatores que podem inibir este crescimento.
1.) utilização mensal
Apesar do tamanho da base de celulares instalada, o Brasil ocupa “apenas” a posição 44 no ranking de uso de minutos mensal por país.
Enquanto que nos EUA o usuário utiliza em média 822 minutos por mês, no Brasil o uso chega há 70 minutos apenas.
Na América Latina somente o Peru ocupa uma posição pior do que o Brasil, com 68 minutos.
Argentina com 116 minutos, México com 115 minutos, Colômbia com 107 e Venezuela e Chile com 106 minutos de uso por mês, mostram que estes países podem atrair um investimento maior em publicidade nos celulares, apesar da base instalada nestes países ser pequena em comparação com a base instalada no Brasil.
2.) Valor do serviço
Novamente tomamos por parâmetro os países do Mercosul. Enquanto que no Brasil um envio de mensagem pelo celular (SMS Marketing) custa em média R$0,30, na Argentina o valor por envio é de apenas R$0,09.
O reflexo deste alto custo é o volume de mensagens enviadas nos dois países.
A Argentina com pouco mais de 2,7 bilhões de textos por mês ultrapassa e muito o volume de 750 milhões de mensagens enviadas no Brasil, apesar do tamanho da base instalada.
Mesmo assim, me atrevo a afirmar que o Brasil irá alcançar a liderança da publicidade no celular até 2010, pois a nossa publicidade é muito criativa e os responsáveis pelas campanhas irão encontrar novas formas de posicionarem as Marcas na mente dos consumidores brasileiros.
Veja abaixo alguns exemplos de ações possíveis:
1.) Avisos no celular
Você irá saber em primeira mão quando:
A música do seu cantor ou cantora preferido (a) irá tocar primeiro no seu celular. Se você gostar poderá comprar pelo próprio aparelho e depois baixar no seu dispositivo móvel para ouvir quantas vezes quiser ou receber em casa um DVD personalizado.
Aquela roupa ou calçado que você adorou ao visitar o site do fabricante chegar nas lojas.
Outras possibilidades?
Ingressos de show, cinema, teatro, reservas em hotéis, restaurantes e até a compra de passagem aérea no celular.
Você comprou algo pela internet ou numa loja em shopping ??
Seu celular irá receber avisos quando o produto estiver chegando na sua casa
Seu guru preferido lançou um novo artigo ou publicou um livro ??
Seu celular irá receber uma mensagem de texto ou melhor ainda, de voz dele mesmo dizendo pra você baixar uma parte do material no celular.
Querem mais?
Não. Não vou falar da possibilidade de você comprar um refrigerante na maquina expressa e pagar com o celular. Isso já faz parte do passado de possibilidades de publicidade no celular.
O futuro da publicidade no celular vai vingar sim. Será possível graças a Mobilidade e Interatividade. E estas duas palavras mágicas só é encontrada no celular.
Paulo Kendzerski é diretor de Marketing da WBI
A grande discussão que está tomando os bastidores dos grandes anunciantes e das principais agências de marketing no Brasil é mais um round na luta em busca da atenção do consumidor.
A continuidade do modelo de Publicidade explícita ou informação segmentada no celular?
Cansado das ações comuns, os consumidores expostos a uma avalanche de publicidade estática e de massa, estão dispostos a conhecer novas formas de comunicação das marcas preferidas.
Esta disposição está sendo indicada nas pesquisas feitas principalmente nos países onde a publicidade nos celulares está num estágio bem mais avançado do que no Brasil.
As infinidades de oportunidades que possibilitam estas ações mostram um cenário altamente positivo para a comunicação das empresas com seus consumidores. Informações e conteúdo irão impactar os consumidores muito mais do que simples propaganda direta. É a evolução do marketing, já muito bem utilizado no ambiente WEB, agora com enormes possibilidades na comunicação por celular.
Receber no celular informação sobre shows, peças de teatro, notícias do seu time de futebol preferido, da cotação do dólar, ações, etc... irá gerar no consumidor um impacto maior da marca, pois agrega informação útil.
A Marca que utilizar estas ações irá se perpetuar na mente dos seus consumidores de forma positiva.
Mas e o mercado brasileiro?
Qual o tamanho deste mercado?
Segue abaixo alguns números para exemplificar o potencial da publicidade no celular:
> 95 milhões de correntistas no Brasil
> 100 milhões de celulares
> 27,3 milhões de usuários de internet banking com um total de 5,8 bilhões de transações em 2005.
Todos estes números nos levam a crer que o uso do celular irá gerar um novo boom na publicidade brasileira. Com uma base deste tamanho e com o conceito de mobilidade já bem desenvolvido o que faltará para a publicidade no celular explodir?
Existem vários fatores apontando para este caminho. Vamos revisar alguns:
1.) esgotamento do modelo de publicidade atual
A poluição causada pelos outdoors nas grandes cidades é um exemplo de que este modelo de publicidade de massa esgotou-se.
2.) Interatividade
A Internet trouxe um novo conceito na comunicação com os consumidores. Antes o impacto era estático e era de uma mão só. A empresa utilizava os veículos disponíveis para atingir o consumidor.
Sem condições de medição em tempo real e sujeita a variações sem controle do anunciante, este modelo mostra-se cada vez mais inviável.
3.) Segmentação
A publicidade de massa está sendo substituída com muito mais eficiência pela publicidade segmentada, de alto impacto e efetividade, principalmente no novo público, o e-consumidor.
Apesar de todo este cenário extremamente favorável é importante ressaltar alguns fatores que podem inibir este crescimento.
1.) utilização mensal
Apesar do tamanho da base de celulares instalada, o Brasil ocupa “apenas” a posição 44 no ranking de uso de minutos mensal por país.
Enquanto que nos EUA o usuário utiliza em média 822 minutos por mês, no Brasil o uso chega há 70 minutos apenas.
Na América Latina somente o Peru ocupa uma posição pior do que o Brasil, com 68 minutos.
Argentina com 116 minutos, México com 115 minutos, Colômbia com 107 e Venezuela e Chile com 106 minutos de uso por mês, mostram que estes países podem atrair um investimento maior em publicidade nos celulares, apesar da base instalada nestes países ser pequena em comparação com a base instalada no Brasil.
2.) Valor do serviço
Novamente tomamos por parâmetro os países do Mercosul. Enquanto que no Brasil um envio de mensagem pelo celular (SMS Marketing) custa em média R$0,30, na Argentina o valor por envio é de apenas R$0,09.
O reflexo deste alto custo é o volume de mensagens enviadas nos dois países.
A Argentina com pouco mais de 2,7 bilhões de textos por mês ultrapassa e muito o volume de 750 milhões de mensagens enviadas no Brasil, apesar do tamanho da base instalada.
Mesmo assim, me atrevo a afirmar que o Brasil irá alcançar a liderança da publicidade no celular até 2010, pois a nossa publicidade é muito criativa e os responsáveis pelas campanhas irão encontrar novas formas de posicionarem as Marcas na mente dos consumidores brasileiros.
Veja abaixo alguns exemplos de ações possíveis:
1.) Avisos no celular
Você irá saber em primeira mão quando:
A música do seu cantor ou cantora preferido (a) irá tocar primeiro no seu celular. Se você gostar poderá comprar pelo próprio aparelho e depois baixar no seu dispositivo móvel para ouvir quantas vezes quiser ou receber em casa um DVD personalizado.
Aquela roupa ou calçado que você adorou ao visitar o site do fabricante chegar nas lojas.
Outras possibilidades?
Ingressos de show, cinema, teatro, reservas em hotéis, restaurantes e até a compra de passagem aérea no celular.
Você comprou algo pela internet ou numa loja em shopping ??
Seu celular irá receber avisos quando o produto estiver chegando na sua casa
Seu guru preferido lançou um novo artigo ou publicou um livro ??
Seu celular irá receber uma mensagem de texto ou melhor ainda, de voz dele mesmo dizendo pra você baixar uma parte do material no celular.
Querem mais?
Não. Não vou falar da possibilidade de você comprar um refrigerante na maquina expressa e pagar com o celular. Isso já faz parte do passado de possibilidades de publicidade no celular.
O futuro da publicidade no celular vai vingar sim. Será possível graças a Mobilidade e Interatividade. E estas duas palavras mágicas só é encontrada no celular.
Paulo Kendzerski é diretor de Marketing da WBI