Em 2002, já vice-presidente da entidade e sob a liderança de Cesar Leite, a Assespro, em parceria com a PUC, organizou em Porto Alegre, a sua inserção no maior Centro Tecnológico do Estado. Foi uma ação inédita em nível nacional a construção e instalação da sede de uma entidade empresarial de Tecnologia dentro de um parque tecnologico, abrigando projetos de P&D de empresas associadas. O Tecnopuc, que agora , no próximo dia 25, já comemora dois anos, com 18 empresas instaladas, entre elas, multinacionais de renome mundial como Dell e HP que são referências e alicerces para este projeto de excelência em TI é também um pólo de desenvolvimento com 2.148 empregos diretos.
E foi em dezembro, na comemoração do Jubileu de Prata, com a entidade já amadurecida e com a qual amadurecemos também, como emprendedores, a dignificação com a presidência da Assespro. Assumir a segunda maior regional do país em numero de asssociados e perspectivas, foi um desafio. Definidas as metas, uma das prioridades focou-se na formação do profissional de TI.
Os associados esperavam uma forte atuação frente às políticas para o setor, pois alguns temas como as questões tributárias, importação e exportação de software, a regulamentação da profissão, a polêmica 232, a inclusão do setor no Simples eram pautas em Brasilia. Findo o primeiro semestre, tivemos a satisfação de ver o nosso Guia Tributário esgotado, uma necessidade do segmento, que exigiu nova publicação orientativa sobre a matéria , reunindo-se os principais aspectos tributários e burocráticos e, em especial as peculiaridades do setor de informática.
Hoje, nove meses depois , novamente e em parceria com a PUC e com o patrocinio da Processor Alfamídia, estamos lançado o Prêmio Assespro que será entregue aos dois melhores trabalhos de conclusão analisados do ponto de vista da aplicabilidade empresarial , desenvolvidos por alunos das Faculdade de Informática e Ciência da Computação da Universidade Católica. Além disso, fechamos parceria com as Faculdades Rio-Grandenses (FARGS), e vamos disponibilizar aos associados da etidade, bem como aos seus colaboradores, descontos especiais, nas mensalidades dos cursos de Análise de Sistemas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Comércio Exterior.
Foi com certeza um início de gestão com gosto de gestação, com a certeza de que o trabalho recém está começando. E assim como Cesar Leite, agora Presidente do Conselho de Entidades de TI o CETI, sabemos dos desafios que estão por vir conscientes de que vale a pena porque o que impulsiona é a certeza de que a Assespro que já nasceu grande , cresce cada vez mais em prol do setor. Mas antes, enquanto associado, eu não tinha idéia desse poder que emana de cada um, só agora, enquanto presidente, posso avaliar a dimensão de cada um dos nosso associados .
* Ricardo Kurtz: Empresário e Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional RS (Assespro/RS)