Há dez anos a internet chegava às empresas e aos lares, revolucionando relações e formas de trabalho em incontáveis setores e hoje , dificílmente encontra-se empresa ou indústria que não a utilize. A revolução agilizou de tal forma serviços e comunicação, que agora o mundo é on line. E tal como a internet chegou, uma gama de profissionais estreou no mercado . Entre os novos especialistas, surgiram: o Webmaster, o Web designer e o Desenvolvedor de sistemas web com nomes ainda mais estranhos para caracterizar seus conhecimentos : ASP, Java, Flash , Cold Fusion, Perl e J2EE. Estas siglas, anos atrás foram , além de um desafio ao mercado enquanto empresa de treinamento, uma série de códigos que tiveram que ser desvendados até porquem já trabalhava com TI.

Com tanta novidades, empresas e escolas se viram diante da questão básica : como formar e ainda, manter atualizados estes novos profissionais ? Cientes desta realidade, parcerias foram firmadas, entre elas, no RS, Unisinos e Processor Alfamídia foram pioneiras no processo de aproximação acadêmico-empresarial, estabelecendo uma nova dinâmica à formação e um novo perfil aos profissionais.

Mas era preciso ainda mais, pois a pressão dos sistemas e as incontáveis ferramentas que chegam diariamente ao mercado fazem com que não só as empresas e as universidades se preocupem, e atenta ao profisisonal do futuro, a Assespro-RS fechou parceria com as Faculdades Rio-Grandenses (FARGS), disponibilizando aos associados da entidade, bem como aos seus colaboradores, descontos nos cursos de Análise de Sistemas, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Comércio Exterior. Além disso a Assespro, em parceria com a PUC RS e patrocínio da Processor Alfamídia , premiará os dois melhores trabalhos de conclusão desenvolvidos por alunos das Faculdades de Informática e Ciência da Computação da Universidade Católica, analisadossob o ângulo da aplicabilidade prática, o que garante não só a certeza do bom acadêmico como o bom gestor.

Neste sentido, estar entre os percursores das aproximações das empresas e universidades e patrocinar o Prêmio Assespro é no mínimo a certeza de estar colaborando para que a tecnologia gaúcha esteja entre as mais destacadas do país.

* Rodrigo Losina é empresário e diretor da Assespro/RS.