Como pegar a onda certa? Com as constantes alterações da maré, é preciso mais do que sorte para encontrar a melhor onda. É necessário também utilizar a prancha certa para lidar com a competitividade do mercado.

Como toda decisão relativa a grandes investimentos, é importante saber qual o melhor momento para alocar recursos financeiros, principalmente, na tecnologia a ser empregada em todas as áreas de uma corporação. Assim, como escolher a melhor tecnologia? Optar pela já existente no mercado ou por aquela que vive um momento intermediário, ou seja, está em desenvolvimento e deve sofrer modificações em pouco tempo. Soma-se a isso, o fato de que a decisão tomada certamente impactará nos resultados da empresa e em sua posição de mercado.

O ideal é concentrar-se no que é melhor para sua organização e não na tecnologia mais “quente” do momento que, muitas vezes, não se sabe se conduzirá a companhia aonde se quer chegar.

A rápida evolução do mundo da tecnologia da informação criou a ilusão de que tudo o que é novo, é bom. Mas o dia-a-dia mostra que as empresas estão, o tempo todo, aliando o novo e ao antigo para agregar mais valores, preservando investimentos e ampliando suas possibilidades de desenvolvimento em seu mercado.

Com tantos detalhes a serem considerados no investimento em tecnologia é importante atentar à Tendência x Realidade e não permitir ser arrastado pela onda do momento.

Após um novo lançamento, é fundamental que as empresas mantenham a tecnologia vigente, aguardando pela maturação do novo produto, olhando para trás e avaliando quem melhor se adequou ao mercado, quais suas principais características e como elas poderão ser associadas a tecnologias do futuro.

*Presidente da Star Soft - Indústria de Software e Soluções.