Quando falamos em gestão de empresas de tecnologia da informação, sempre nos deparamos com o seguinte paradigma: "os gestores têm conhecimento técnico e pouca formação em administração de empresas". Bem, acredito que nos dias atuais isto tem mudado consideravelmente, pois a exigência de profissionalização das empresas perante o mercado e a competição com os concorrentes, muitos destes globais, já é uma realidade.
O crescimento de nossas empresas depende, entre outras variáveis, do posicionamento de seus líderes, fundadores do negócio, em realmente acreditar nos processos de qualidade e delegar e descentralizar algumas operações da empresa, proporcionando que pessoas com especialização e expertise executem as atividades táticas e operacionais, fundamentadas no seu conhecimento especializado, sejam nas áreas administrativas, financeiras, comerciais, de marketing, entre outras.
Quando falamos em crescimento de empresas de tecnologia de informação, em especial na área de serviços, temos obrigatoriamente que passar pela avaliação do quanto a empresa está alinhada a conceitos e melhores práticas de gestão pela qualidade a nível mundial, tanto corporativamente como tecnicamente, estabelecendo assim, o cenário atual e o cenário ideal para então planejar e executar projetos que alcancem o objetivo.
A adoção de melhores práticas estabelecidas, como por exemplo, MPS-BR, CMMI, ITIL, COBIT, ISO e o PGQP, é o caminho para a excelência das empresas e o conseqüente crescimento, resguardando sempre a identidade funcional e específica de cada empresa e o seu diferencial principal. Isso leva à qualificação das estruturas da atividade fim e de apoio, representando uma forma de fortalecer a eficiência e o resultado, consequentemente a imagem e a reputação da empresa pela excelência da formatação do seu sistema de gestão.
No momento em que as empresas se deparam com estes processos, surge a necessidade de delegar e descentralizar as decisões, dentro é claro, das alçadas da empresa com a devida regulamentação regida pelos processos orçamentários, pois assim a liderança empresarial terá condições de determinar e profissionalizar sua gestão com especialistas.
Portanto, estar melhor preparado, significa ter diferenciais empresariais que lhe credenciam a oferecer sua credibilidade e confiabilidade para a execução de serviços junto a empresas, que procuram fornecedores e/ou parceiros que apresentem soluções de conhecimento e estejam organizados como empresa com excelência em gestão.