O que muda com a aquisição da DoubleClick, qual a estratégia do Google daqui para frente?

Os questionamentos são muitos! Isso é verdade. Um dia desses até comentei algo em uma palestra, foi algo mais ou menos assim: Um dia o Google vai comercializar os resultados orgânicos quem sabe! Depois do meu comentário, que na época eu mesmo achei pobre, não é que correm boatos de que isso estaria para acontecer?

Sempre admirei o modelo de negócios do Google, inteligente e automatizado. Sinceramente nunca achei o Google um inimigo, ou uma ameaça no mercado de SEO. Afinal as técnicas de SEO são implementadas no Yahoo e LiveMSN, dentre outros buscadores. Ok, ok, o Google é o pai dos buscadores.

Mas então, como vai ser o seu posicionamento daqui para frente? Será que o Google vai mesmo oferecer serviços de SEO, uma vez que a Performics (uma das maiores agências de SEO no mundo) foi adquirida junto com a compra da DoubleClick?

Já estou até vendo os comentários como esse, em vários blogs: "Como pode o player oferecer serviços de otimização e posicionamento natural em sua própria ferramenta?" ou mehor: "Google lança serviço para pocisionar clientes na busca natural!"

Pensando aqui, o que tem de errado nisso? Me falem por favor o problema! Ah sim o monopólio? Hum, ok, concordo. Isso seria muito ruim. Porém não acredito que o Google irá focar no serviço de otimização.

O fato é que o Google começou a mexer os "pauzinhos" bem antes de tudo isso! Comprou a ferramenta Analytics e começou a oferecê-la "de graça". Ah, por favor né? Isso foi para incentivar e muito o uso do AdWords, ou ninguém nunca se questionou sobre a ligação entre essas duas ferramentas, que são maravilhosas diga-se de passagem.

E para aqueles que diziam ou dizem que o Google iria dominar o mundo, vejam só que ironia do destino.

Jair Viegas é consultor de SEO e SEM, trabalha na divisão de Digital Marketing da Agência Magic e mantém o blog Internet & Marketing.