Uma das principais preocupações das organizações de TI desenvolvedoras de software é superar as expectativas de seus clientes em relação à qualidade dos produtos entregues. Para isso, é necessário que essas organizações adotem programas eficazes de garantia e controle de qualidade de seus aplicativos. Com base nesta afirmação, a QAI sugere quatro passos básicos para avaliar a capacidade dos processos adotados nas organizações. São eles:
Passo 1:
Utilizando um modelo de referência específico para as disciplinas de controle e garantia da qualidade, defina um objetivo estratégico que se pretende atingir através de seu programa de qualidade. Isso fará com que você tenha um horizonte de “aonde você quer chegar”.
Passo 2:
Avalie seus processos atuais usando o modelo escolhido como “benchmark” e desenvolva uma linha de base identificando os pontos fortes e fracos que serão utilizados como ponto de partida para seu plano de melhorias. Isso responderá à questão “onde nós estamos?”.
Passo 3:
Com base nos resultados da avaliação e na classificação dos processos analisados, defina uma estratégia de curto, médio e longo prazo para maximizar a eficiência de sua organização por meio da melhoria das áreas que não atingiram o nível de capacidade desejado. Esse passo responderá à questão “como você chegará lá?”.
Passo 4:
Defina como essa estratégia de melhoria será implantada com base na eficiência e na análise de retorno de investimento das áreas prioritárias.
Fernando Scarazzatto é responsável pelas operações da QAI no Brasil
Passo 1:
Utilizando um modelo de referência específico para as disciplinas de controle e garantia da qualidade, defina um objetivo estratégico que se pretende atingir através de seu programa de qualidade. Isso fará com que você tenha um horizonte de “aonde você quer chegar”.
Passo 2:
Avalie seus processos atuais usando o modelo escolhido como “benchmark” e desenvolva uma linha de base identificando os pontos fortes e fracos que serão utilizados como ponto de partida para seu plano de melhorias. Isso responderá à questão “onde nós estamos?”.
Passo 3:
Com base nos resultados da avaliação e na classificação dos processos analisados, defina uma estratégia de curto, médio e longo prazo para maximizar a eficiência de sua organização por meio da melhoria das áreas que não atingiram o nível de capacidade desejado. Esse passo responderá à questão “como você chegará lá?”.
Passo 4:
Defina como essa estratégia de melhoria será implantada com base na eficiência e na análise de retorno de investimento das áreas prioritárias.
Fernando Scarazzatto é responsável pelas operações da QAI no Brasil