Tenho observado a constante preocupação por parte dos CIOs e CEOs em como tornar a TI (tecnologia da informação) mais estratégica e útil a seus negócios. Assunto de vários artigos, sites, livros e fóruns me lancei em busca, não de uma fórmula mágica, mas de um “roadmap” que permitisse ao menos vislumbrar em como efetivar isto. Algumas pesquisas efetuadas por publicações e institutos idôneos junto ao dirigentes de negócio revelam, aos CIOs,  algumas dicas singelas de chegar lá:

Mantenha tudo funcionando o tempo todo
– De nada adianta um planejamento de médio/longo prazo fantástico se o básico não funciona. Lembre-se credibilidade é diretamente proporcional a confiança.

Pense, fale e comporte-se como se fosse dono do negócio
- A alta administração tem que perceber que você entende do negócio, que você compartilha as mesmas preocupações, e que os recursos aplicados em TI estarão sendo aplicados para o sucesso dos negócios. Fale na língua de negócios e não na língua de TI.

Seja pró-ativo sobre como aplicar a TI
- Pergunte-se sempre: "O que posso fazer para minha companhia ser mais próspera? " Vá até seu superior e diga "eu gostaria de sugerir algumas mudanças de processo que poderiam criar vantagem competitiva, agilize a distribuição, melhore atendimento ao consumidor, reduza despesas."

Tenha objetivos em sintonia com as necessidades do negócio
- Em qualquer ramo de negócio que você esteja, a redução de custos é um objetivo mas não o único. Custo-efetividade, sistemas que apóiam crescimento e maximizam lucro são certamente objetivos que qualquer empresa persegue. Provendo isto certamente seu valor agregado será percebido.

Administre as expectativas
- É sempre desconfortável trabalhar em cima de promessas ou falsas expectativas. Gerencie a satisfação, busque metas realistas e após isto, se possível, exceda as expectativas.

Construa um time forte, competente e de bom relacionamento
- Você é conhecido pelas pessoas que o cercam, e grandes pessoas refletem diretamente em sua autoconfiança e competência administrativa. Lembre-se sucesso cria sucesso, se o seu time atinge o sucesso, você o atinge também. Nunca esqueça porém de que nada adianta ter um time super-competente e com baixa capacidade de relacionamento. Construa uma TI onde os demais queiram se unir e na qual seus clientes têm confiança.
 
Transmita confiança em relação a continuidade do negócio
- Antes de 11 de Setembro de 2001, um avião cair sobre o data-center era apenas uma piada, hoje é coisa séria e real. Lide com a segurança, backups, contingências e disaster recovery de forma séria, e não permita que isto tenha prioridade baixa. Lembre-se só sentimos falta do que temos, apenas quando perdemos aquilo que tínhamos.

Simplifique sempre, porém não seja simplório

- Busque soluções simples, não tenda ao complexo, auxilie a entender o “para que” estamos fazendo isto? Esteja certo de que não está fazendo algo por modismo e sim para melhorar a forma de fazer negócios, atender seus clientes e potencializar os lucros.

Faça-se presente

- Participe, colha idéias e feed-back de seu pessoal, pares e superiores. Adapte-se  e seja flexível, nem sempre o que você pensa é o que pode ou deve ser feito.

Se fosse resumir tudo isso que foi dito, eu diria “simplifique”, um departamento de TI inserido numa empresa, não é um laboratório da mais alta tecnologia e sim um exemplo de como pode-se trazer resultados aos negócio utilizando a tecnologia adequada.

Biagio Caetano Filomena é administrador e professor