“Agregue valor ao seu negócio”. Uma frase repetida exaustivamente nos quatro cantos do mundo, que obriga os empresários a se questionarem diariamente sobre tudo que eles precisam para tornar suas empresas mais competitiva, ágil, produtiva e ainda aumentar seu lucro, tomando decisões certas, tudo isso dentro de um curto espaço de tempo. O que parece uma missão para “super-empresários” de grandes companhias, já é realidade para algumas empresas do segmento SMB no Brasil.

Analisando este setor, pude observar um aumento de investimentos em TI por parte das médias e pequenas empresas brasileiras. Estas companhias perceberam que a frase “agregue valor ao seu negócio” nunca foi tão verdadeira e realista, quando aliaram suas estratégias de negócio ao uso de tecnologia. A ação bem-sucedida do setor deve-se a implementação de sistema de gestão empresarial, o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresarias).

Para entender como o ERP funciona, podemos exemplificar como uma simples visita a um supermercado. Quando você realiza uma compra e passa as mercadorias por aquela máquina de leitura, automaticamente, o sistema da empresa recebe um aviso de que determinado produto foi vendido e que é preciso reabastecer o estoque. Todo esse processo, desde a saída do produto da loja até a chegada de um novo lote, é controlado e facilitado pelo software de gestão, que relacionam e controlam todos os departamentos e recursos de uma empresa.

O ERP integra todos os processos e funciona como uma base de dados que armazena e disponibiliza as informações para todos os departamentos. E este é o grande desafio de um sistema de gestão: integrar fabricação, logística, finanças, recursos humanos em um único sistema.

Assim, podemos dizer que as principais vantagens desses softwares são a automação de procedimentos e a interligação de informações, que permitem o gerenciamento de todos os recursos da empresa, ou seja, o ERP tornou-se indispensável para todos os tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Todas as operações realizadas trafegam pelos módulos do ERP e são atualizadas em tempo real. Quando uma ordem de vendas é realizada, por exemplo, o departamento de vendas interage, automaticamente, com todos os departamentos relacionados, eliminando redundâncias e garantindo a integridade e a qualidade das informações.

Na prática, o software encaminha todas as informações relacionadas ao pedido para os setores envolvidos, como faturamento, entrega e produção. O mesmo acontece nos demais departamentos, o que proporciona agilidade e confiabilidade na operação.

O ERP não pára por aí. Os executivos podem contar com facilidades para auxiliá-los na tomada de decisão. O Business Inteligence (BI), por exemplo, disponibiliza números e resultados da empresa de forma detalhada, contribuindo para uma decisão mais precisa. O CRM (Customer Relationship Management) tem como finalidade gerenciar o relacionamento com o cliente e o SCM (Supply Chain Management), por sua vez, visa à gestão da cadeira de suprimentos.

Por fim, se você deseja agregar valor o seu negócio de forma garantida, abra seus olhos para a tecnologia, assim enxergará atrás de você seus concorrentes apenas com binóculos.  

* Ernesto Haberkorn é sócio fundador do Grupo Totvs e idealizador do Projeto Microsiga Dá Educação.