Perto de datas especiais, como o Dia dos Namorados, é necessário redobrar o cuidado com fraudes e assaltos. Para se prevenir, os clientes precisam estar atentos na hora de fazer compras pela internet e também ao usar caixas eletrônicos, cartões e talões de cheque.

Uma dica importante é evitar fazer compras em lojas virtuais desconhecidas: sempre prefira as já conhecidas e que ofereçam aos clientes e-mail, telefones e endereço para contato. Além disso, mantenha o antivírus de seu computador atualizado e nunca clique nos links ou arquivos recebidos em mensagens não pedidas.

Caso você precise usar computadores públicos para fazer compras ou transações bancárias, escolha um local de confiança e garanta que os antivírus estejam atualizados. Não esqueça de conferir se ninguém está olhando enquanto você digita suas senhas e, ao fazer operações online, encerre a sessão clicando no botão "sair" ou fechando o navegador.

Outro ato simples que pode prevenir fraudes é, antes de utilizar caixas eletrônicos, verificar o equipamento. Se sinais como fiação aparente, indício de cola ou fita adesiva e dispositivos obstruindo a saída do dinheiro aparecerem, desconfie. Também prefira usar terminais de auto-atendimento instalados em locais de grande movimentação, e se possível, em ambientes internos (shoppings centers, lojas de conveniência, postos de gasolina etc).

A utilização de cartões e talões de cheques também merece atenção.

Nunca empreste nem permita que eles sejam examinados por estranhos. Tenha cuidado com esbarrões – seu cartão pode ser trocado ou roubado. Evite situações em que você perca o cartão de vista temporariamente, inclusive durante o pagamento de uma compra. Ao ser devolvido, veja se, realmente, é o seu. Ao usar o cartão de crédito, confira o valor da compra no comprovante antes de assiná-lo e evite que outras pessoas vejam a digitação da senha.

Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas. Use letras e números grandes e legíveis e inutilize os campos em branco. De preferência, cruze os cheques e anote o número das folhas usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las.

Ter cuidado e atenção é uma medida fundamental para evitar incômodos. Por isso, fique atento e previna-se.

Daniel Ho é gerente de Segurança da Informação do Santander