Há algum tempo as pessoas têm se preocupado muito com soluções que integrem funções, e essa convergência de tecnologias em um só equipamento tem se tornado essencial. Porém, a convergência tem ultrapassado os limites da televisão com vídeo cassete, celulares com câmera digital, rádio, internet, imagem, máquinas que lavam e secam, enfim, são uma infinidade de gadgets que fazem a vida parecer mais simples. E, muitas vezes não cumprem bem nenhuma das funções que se propõem.

Contudo, é possível facilitar a vida e agilizar processos sem a necessidade de adquirir um monte de equipamentos “multiuso”.

E, onde entra a solução de e-mail nisso? O que é essa tal ferramenta de colaboração? No mercado de TI se usa muito esse termo “ferramenta de colaboração” como se só essa ferramenta resolvesse tudo e colaborasse com tudo, quando na verdade nada mais é do que uma ferramenta que integra funções como: e-mail, agenda, contatos e, em algumas versões, mensagens instantâneas.

Explicando assim, parece simples e menos interessante. Mas, na prática, a ferramenta de colaboração pode, sim auxiliar muito não só o usuário corporativo, mas também o doméstico. Pois, ao usar apenas uma solução de e-mail o usuário precisa manter outras ferramentas que cumpram o papel de agenda de compromissos, agenda de contatos e mensagens instantâneas. Ao usar a ferramenta de colaboração, além de se preocupar com um software apenas, as informações são integradas e podem ser compartilhadas com outros usuários.

Existem diversas ferramentas de colaboração free como o eGroupware, que podem ser obtidas na internet. Para as empresas que necessitam recursos avançados como integração com Smartphones, softwares cliente de colaboração como o Office Outlook, além de  suporte e SLA é possível também adquirir ferramentas  comerciais disponíveis como o Zimbra.

Felipe Alencastro é consultor de TI da LM²