Em um mercado como o da Tecnologia da Informação (TI), onde as evoluções e criações de novos produtos acontecem rapidamente, é comum sermos utilizados como “cobaias” destas inovações. As empresas têm que acompanhar a velocidade do mercado e lançar produtos cada vez mais rapidamente.
Os “lançamentos” podem ser uma simples modificação, como uma nova funcionalidade de um produto já existente ou um novo modelo com inovações e sem compatibilidade com os anteriores. Em ambos os casos, os primeiros usuários que se aventurarem a adquiri-los serão “cobaias”, pois testarão os produtos na prática e poderão descobrir erros que não foram detectados enquanto estavam sendo desenvolvidos.  

Outro ponto a ser levado em conta, são as necessidades de recursos que os novos produtos exigem, chegando a não funcionar se suas necessidades não forem satisfeitas. Um bom exemplo é o Windows Vista da Microsoft lançado no começo de 2007, após uma série de adiamentos, para ser o substituto do Windows XP. As exigências de recursos de hardware podem aposentar vários computadores mais antigos que ainda rodam com o Windows XP, pois são necessários processadores com capacidade acima de 1GHz e memória RAM de 1Gbytes.
O Windows Vista também apresentou uma série de problemas técnicos, como incompatibilidade com alguns softwares e drivers, caracterizando seus primeiros usuários como “cobaias”. No começo de 2008, foi lançado o Windows Vista Service Pack 1, com seu principal foco voltado para otimizar a velocidade do sistema e corrigir as falhas encontradas em sua versão anterior.

Em vista disso, a adoção do Windows Vista pelas empresas precisa ser muito bem planejada, pois envolve custos, riscos e compatibilidade com o legado de aplicações que já rodam na companhia. Desta forma, o Windows XP continua sendo o “padrão” utilizado para os desktops das empresas.

Então, o que fazer quando o desktop adquirido já vier com o Windows Vista instalado?  
O mais indicado, nesse caso, é fazer um “downgrade” para o WindowsXP. O ideal é entrar em contato com o fabricante do equipamento para verificar as possibilidades, pois alguns permitem o downgrade e enviam uma mídia para instalação ou recuperação do XP se o usuário solicitar e outros cobram um pequeno valor para fazê-lo.

Marcelo Tsuguio Okano é Mestre em Administração, professor de pós-graduação em redes na FIAP e consultor de TI para a área de servidores