É de nossa sapiência que a importância do planejamento pode trazer grandes benefícios às Pequenas e Médias Empresas. Mas como pode ser aplicado nessas empresas?

Uma das respostas, no vasto gama que encontramos, é o “primeiro passo”, ou seja, a vontade de “fazer acontecer”, de diferenciar-se do mercado competitivo através de mudanças nas visualizações e aplicações das consultas à(s) Bases de Dados da empresa.

Além da resposta acima, o desenvolvimento de uma estratégia voltada para a eficácia norteará o modo como uma empresa irá competir, quais serão suas metas a curto, médio longo prazo, e quais serão as políticas necessárias para o cumprimento destas metas estipuladas.

Na atualidade, com a mutação constante do ambiente empresarial e do Governo, além das estratégias fortemente implementada na cultura da empresa, as pequenas e médias empresas devem ter capacidade de resposta imediata com processos de tomada para decisão objetivos e rápidos, além de eficientes.

Para tanto, é importantíssimo que estas empresas apliquem conceitos que podemos definir como: “Se eu fosse cliente da minha empresa, que tipo de informação e tratamento que eu gostaria de ter ?” É isso mesmo ! É imprescindível que os “detentores da assinatura mágica” analisem e vejam se as decisões que estão sendo tomadas são pertinentes e realmente necessárias aos seus clientes.

Na grande maioria das vezes, para estas empresas enquadradas como pequenas, não precisam, necessariamente, de sistemas “caros” ou “cinco milhões” de relatórios, gráficos, etc. para identificar que existe um problema específico numa linha de produto que não está sendo comercializado conforme a sua potencialidade. Basta “apenas” o feeling da área comercial em se pensar numa outra estratégia de vendas para o mesmo.

Porém, é de suma importância que a implantação do BI não seja um “empecilho” ou um “erro estratégico” para estas empresas, pois como sabemos, o “orçamento” é curto e nossos clientes precisam SEMPRE do melhor.

Em nossos próximos encontros veremos alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso na implantação do BI.

Fábio Vinícius Primak é especialista em Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria