Qualquer empreendimento que se preze tem que gerar receita também para investimento no próprio negócio. É assim que funciona a lógica capitalista, de livre mercado. É preciso estar sempre inovando e, para isso, são necessários investimentos em pessoal, pesquisa e tecnologia e, para isso, é necessário dinheiro, capital. O dinheiro mais barato, em geral, é o próprio, aquele que se consegue com receitas do próprio negócio. A Área da empresa responsável pela geração de receitas é a de Vendas.

Por isso é incontestável sua importância e a necessidade de tratá-la de forma profissional. Infelizmente, não é o que se vê na prática do dia a dia do mundo empresarial e, de forma ainda mais evidente, no setor de TI! Não é raro de se ver a Área de Vendas sendo tratada como o “patinho feio” da empresa. Aquela Área onde se colocam os menos dotados da equipe que se formou, seja por força de sociedade, seja por injunções familiares, nas empresas de família.

Existem muitos temas importantes em Vendas. Vocês, leitores, poderão eleger, e nos informar via e-mail (lucidio@dagama.com.br), os temas que vocês julguem os mais importantes, do ponto de vista de vocês, e que gostariam de ver abordados em nossos próximos artigos. Certamente, entre os escolhidos, aparecerão temas como Estratégia em Vendas, O processo de Vendas e suas etapas, Técnicas de Vendas, Papel das objeções (principalmente ao preço) em Vendas, Métodos e técnicas de fechamento, Administração do tempo para vendedores, Construção dos argumentos de Venda, e outros.
Independentemente dos resultados da “pesquisa” já iremos preparando o tema dos três próximos artigos. Vamos tratar do tema fundamental, pergunta filosófica: O que é vender?

Outras perguntas essenciais que procuraremos responder nesses próximos artigos: O que é mais importante em Vendas? Qual a função mais importante em Vendas? O que é mais importante no trabalho do Vendedor? Quais os temas mais importantes a serem tratados em Vendas?
Vamos tratar dessas questões da forma mais objetiva e prática possível. É preciso respeitar o tempo dos leitores, empresários que dirigem suas organizações. Afinal, eles precisam Vender Mais e Melhor!

Lucídio Da Gama e Francisco Da Gama são sócios-diretores da DaGama Consultoria Ltda