Como menina dos olhos do mercado, soluções de BPM hoje são ótimos produtos comerciais. Os vendedores por sua vez oferecem estas soluções e as empresas consomem com pressa e ganância, quando em um segundo momento representam além de uma boa solução, novos problemas, não relacionados a software, mas sim em mensurar o retorno com a aplicabilidade da solução sobre estes problemas empresariais que justificaram inicialmente tal investimento.
As empresas têm dificuldades em ver onde exatamente as funções de seu módulo de BPM adquirido podem efetivamente agregar valor e eficiência ao seu negócio, garantindo continuidade na evolução empresarial e na visão real do fluxo de valor existente em todos os processos, e por fim fazer com que essa visão faça que os melhores resultados apareçam.
Essa dificuldade está muito relacionada com questões históricas e culturais das organizações. Infelizmente hoje é natural que a empresa que esteja na média da maturidade de gestão atual do mercado brasileiro não conhecer efetivamente onde sua empresa agrega o seu maior valor, e veja na prática seus processos de negócio totalmente trancados nas ilhas que representam os sistemas legados.
Leia-se sistemas legados desde softwares de ERP até mesmo pastas compartilhadas em rede com documentos importantes e com informações estratégicas espalhados pelos mais variados setores da empresa.O conteúdo estruturado compõe apenas uma pequena parte dos processos empresariais, compreender e aplicar os conceitos de gestão por processos e o uso de ferramentas adequadas com o objetivo de abranger toda a gama de informação existente é primordial para a implantação efetiva de uma gestão focada em melhoria contínua.
A aplicação de uma solução de BPM nesse contexto é fazer a convergência entre todo o seu legado de informação estruturada com toda a informação não estruturada que compõe os processos de negócio, com o objetivo de apresentar visão consolidada dos fluxos de valor com informação operacional e gerencial de qualidade, segura e contextualizada para a devida operação e tomada de decisão.
Obviamente isso representa momentos diferentes na curva de adoção das soluções, mas o principal a se salientar é que baseado em uma operação previsível que o BPM oferece, seja possível extrair informações e indicadores de desempenho imprescindíveis para a evolução do negócio e para viabilizar um processo real de melhoria contínua.
Após a consolidação deste processo, o conteúdo se torna um serviço de entrega em todos os níveis organizacionais, disponibilizando conteúdo certo para quem é de direto, para viabilizar aos executivos a tomada de decisão com um embasamento da fotografia de sua empresa.É difícil justificar que “os fins justificam os meios”, mas o investimento em visibilidade e gestão adequada do meio através de ferramentas que viabilizem uma operação abrangente dos processos corporativos, através da mensuração de ROI (Return on investiment) e de resultados obtidos sobre as mudanças e adequações realizadas é fator crítico de sucesso para se ter implantado melhoria contínua efetiva e finalmente retirar os fluxos de trabalho dos quadros das paredes dos departamentos que hoje representam uma peça de decoração, para a realidade da operação e uso da organização.
Farley Niehues é Gerente de Serviços da Neomind
As empresas têm dificuldades em ver onde exatamente as funções de seu módulo de BPM adquirido podem efetivamente agregar valor e eficiência ao seu negócio, garantindo continuidade na evolução empresarial e na visão real do fluxo de valor existente em todos os processos, e por fim fazer com que essa visão faça que os melhores resultados apareçam.
Essa dificuldade está muito relacionada com questões históricas e culturais das organizações. Infelizmente hoje é natural que a empresa que esteja na média da maturidade de gestão atual do mercado brasileiro não conhecer efetivamente onde sua empresa agrega o seu maior valor, e veja na prática seus processos de negócio totalmente trancados nas ilhas que representam os sistemas legados.
Leia-se sistemas legados desde softwares de ERP até mesmo pastas compartilhadas em rede com documentos importantes e com informações estratégicas espalhados pelos mais variados setores da empresa.O conteúdo estruturado compõe apenas uma pequena parte dos processos empresariais, compreender e aplicar os conceitos de gestão por processos e o uso de ferramentas adequadas com o objetivo de abranger toda a gama de informação existente é primordial para a implantação efetiva de uma gestão focada em melhoria contínua.
A aplicação de uma solução de BPM nesse contexto é fazer a convergência entre todo o seu legado de informação estruturada com toda a informação não estruturada que compõe os processos de negócio, com o objetivo de apresentar visão consolidada dos fluxos de valor com informação operacional e gerencial de qualidade, segura e contextualizada para a devida operação e tomada de decisão.
Obviamente isso representa momentos diferentes na curva de adoção das soluções, mas o principal a se salientar é que baseado em uma operação previsível que o BPM oferece, seja possível extrair informações e indicadores de desempenho imprescindíveis para a evolução do negócio e para viabilizar um processo real de melhoria contínua.
Após a consolidação deste processo, o conteúdo se torna um serviço de entrega em todos os níveis organizacionais, disponibilizando conteúdo certo para quem é de direto, para viabilizar aos executivos a tomada de decisão com um embasamento da fotografia de sua empresa.É difícil justificar que “os fins justificam os meios”, mas o investimento em visibilidade e gestão adequada do meio através de ferramentas que viabilizem uma operação abrangente dos processos corporativos, através da mensuração de ROI (Return on investiment) e de resultados obtidos sobre as mudanças e adequações realizadas é fator crítico de sucesso para se ter implantado melhoria contínua efetiva e finalmente retirar os fluxos de trabalho dos quadros das paredes dos departamentos que hoje representam uma peça de decoração, para a realidade da operação e uso da organização.
Farley Niehues é Gerente de Serviços da Neomind