O mundo vive hoje algo equivalente a um furacão em termos financeiros. Nos países com maior dependência da economia norte-americana, como o México e a Costa Rica, fatores como o preço do petróleo excessivamente elevado e mercados voláteis, estão contribuindo para uma queda em espiral e o desmantelamento grave da economia. Não é o caso do Brasil, que graças a fundamentos econômicos bem estruturados, sentirá os efeitos desta crise de forma bem mais amena.
Ainda assim, a situação inspira cautela e exige que empresas de pequeno porte estejam preparadas para eventuais quedas na atividade econômica, que podem se refletir em sua atuação. Em momentos como este, é bom ter em mente algumas práticas que podem garantir a saúde dos negócios até que a situação se normalize. O ideal é ajustar-se rapidamente à nova realidade, adotando medidas proativas como:
1.Corte as despesas. Preste atenção ao fluxo de caixa
A disponibilidade de caixa é fundamental. As empresas devem começar com a avaliação de todas as despesas operacionais e não obrigatórias, desde custos indiretos nos estoques e viagens até tarifas de telefonemas interurbanos, incluindo assinaturas de participação em associações. Faça cortes onde for possível sem ferir o funcionamento e a moral de sua equipe. A aceleração da cobrança dos valores a receber pode ajudar a fornecer um fluxo de caixa estável. As empresas devem também examinar e reformular as suas políticas de faturamento e cobrança. Por exemplo, em vez de cobrar de todos os clientes ao final do mês, contemplar a cobrança individual de cada um à medida que as tarefas vão terminando. Sempre que apropriado, investir em fontes de energia alternativa, tais como energia solar, fornecendo tanto reduções significativas de custos operacionais como benefícios tributários substanciais.
2.Clientes. Clientes. Clientes.
A manutenção de uma receita estável proveniente da base de clientes existentes é primordial para o crescimento. As empresas precisam dobrar os seus esforços para continuar em contato íntimo com seus clientes - do passado, perdidos e novos - por meio de boletins informativos, e-mail, telefone e visitas pessoais. Neste momento, é crucialmente importante prestar atenção aos clientes. Execute pesquisas para compreender como a economia está afetando seus negócios. Pergunte “Como os meus produtos e/ou serviços são capazes de atender as necessidades de terceiros no mercado atual” e ajuste as ofertas em função dos resultados. Além disso, os programas de indicação com incentivos podem ser um grande modo de recrutar clientes leais e conquistar negócios novos.
3.Torne a sua empresa enxuta e eficiente com software integrado
Margens menores na economia exigem maior disciplina operacional. As empresas podem economizar nos custos operacionais enquanto aumentam a eficiência com a adoção de software integrado. Um sistema otimizado pode ajudar a manter a empresa funcionando de modo suave e eficiente, reduzir o tempo necessário para entrada de dados, eliminar erros e duplicações, além de ajudar a saber quando colocar pedidos, o que pedir, quanto pedir e como escalonar exceções, tais como produtos fora de estoque. Isto, por sua vez, corta o desperdício e os custos de mão-de-obra, aumentando a eficiência e rentabilidade. Outra possibilidade é a utilização de ferramentas analíticas para obter em tempo hábil informações corretas e capazes de embasar ações que respondam com maior rapidez às necessidades e oportunidades emergentes.
As pequenas empresas também têm a opção de ajustar, diversificar e buscar mercados menos afetados. Embora a demanda por um produto possa diminuir, é sempre possível ampliar o portfólio e criar ofertas adicionais e relacionadas. Por outro lado, empresas independentes de investimentos podem começar a incluir serviços tributários e de planejamento financeiro. Adicionalmente, até mesmo o dólar em alta apresenta uma vantagem em termos de custos na conquista de mercados internacionais durante o declínio do mercado nacional.
Na prática, pequenas empresas inteligentes usam o cenário atual para melhorar os seus próprios negócios. Isso se dá pela reavaliação da estrutura dos seus negócios e pela incorporação de metodologias de otimização que aumentem produtividade, eficiência e rentabilidade geral; também pela aquisição de ativos e de melhores talentos por preços de liquidação; e pelo monitoramento agressivo da concorrência e investimento de modo compatível para assegurar uma posição de destaque quando a economia melhorar.
Obviamente, o gerenciamento proativo em períodos como este representa um desafio para muitas empresas de pequeno e médio porte. Ao implantar iniciativas bem planejadas e adotar métodos como os descritos anteriormente, é possível reforçar a organização e os respectivos resultados. Empresas dedicadas à qualidade no relacionamento com os clientes e à melhoria dos sistemas de negócios têm maior probabilidade de emergir com uma participação de mercado maior, prosperando, ao invés de sobreviver.
Sugestões
Algumas dicas elaboradas por especialistas e profissionais:
1.Mantenha seu enfoque primário nos clientes existentes
2.Corte despesas operacionais e gastos não obrigatórios
3.Gerencie o fluxo de caixa com rigor e atenção
4.Melhore a liquidez, enxugue o capital de giro
5.Aumente suas atividades de marketing e publicidade
6.Mantenha os seus melhores funcionários e recrute os maiores talentos
7.Otimize processos ineficientes usando tecnologia
8.Persiga mercados menos afetados pela queda na atividade econômica
9.Seja transparente com os funcionários, mantendo-os motivados
10.Diversifique e amplie as ofertas de produtos e serviços
*Vice-presidente sênior de pequenas e médias empresas (PME) da SAP na América Latina.
Ainda assim, a situação inspira cautela e exige que empresas de pequeno porte estejam preparadas para eventuais quedas na atividade econômica, que podem se refletir em sua atuação. Em momentos como este, é bom ter em mente algumas práticas que podem garantir a saúde dos negócios até que a situação se normalize. O ideal é ajustar-se rapidamente à nova realidade, adotando medidas proativas como:
1.Corte as despesas. Preste atenção ao fluxo de caixa
A disponibilidade de caixa é fundamental. As empresas devem começar com a avaliação de todas as despesas operacionais e não obrigatórias, desde custos indiretos nos estoques e viagens até tarifas de telefonemas interurbanos, incluindo assinaturas de participação em associações. Faça cortes onde for possível sem ferir o funcionamento e a moral de sua equipe. A aceleração da cobrança dos valores a receber pode ajudar a fornecer um fluxo de caixa estável. As empresas devem também examinar e reformular as suas políticas de faturamento e cobrança. Por exemplo, em vez de cobrar de todos os clientes ao final do mês, contemplar a cobrança individual de cada um à medida que as tarefas vão terminando. Sempre que apropriado, investir em fontes de energia alternativa, tais como energia solar, fornecendo tanto reduções significativas de custos operacionais como benefícios tributários substanciais.
2.Clientes. Clientes. Clientes.
A manutenção de uma receita estável proveniente da base de clientes existentes é primordial para o crescimento. As empresas precisam dobrar os seus esforços para continuar em contato íntimo com seus clientes - do passado, perdidos e novos - por meio de boletins informativos, e-mail, telefone e visitas pessoais. Neste momento, é crucialmente importante prestar atenção aos clientes. Execute pesquisas para compreender como a economia está afetando seus negócios. Pergunte “Como os meus produtos e/ou serviços são capazes de atender as necessidades de terceiros no mercado atual” e ajuste as ofertas em função dos resultados. Além disso, os programas de indicação com incentivos podem ser um grande modo de recrutar clientes leais e conquistar negócios novos.
3.Torne a sua empresa enxuta e eficiente com software integrado
Margens menores na economia exigem maior disciplina operacional. As empresas podem economizar nos custos operacionais enquanto aumentam a eficiência com a adoção de software integrado. Um sistema otimizado pode ajudar a manter a empresa funcionando de modo suave e eficiente, reduzir o tempo necessário para entrada de dados, eliminar erros e duplicações, além de ajudar a saber quando colocar pedidos, o que pedir, quanto pedir e como escalonar exceções, tais como produtos fora de estoque. Isto, por sua vez, corta o desperdício e os custos de mão-de-obra, aumentando a eficiência e rentabilidade. Outra possibilidade é a utilização de ferramentas analíticas para obter em tempo hábil informações corretas e capazes de embasar ações que respondam com maior rapidez às necessidades e oportunidades emergentes.
As pequenas empresas também têm a opção de ajustar, diversificar e buscar mercados menos afetados. Embora a demanda por um produto possa diminuir, é sempre possível ampliar o portfólio e criar ofertas adicionais e relacionadas. Por outro lado, empresas independentes de investimentos podem começar a incluir serviços tributários e de planejamento financeiro. Adicionalmente, até mesmo o dólar em alta apresenta uma vantagem em termos de custos na conquista de mercados internacionais durante o declínio do mercado nacional.
Na prática, pequenas empresas inteligentes usam o cenário atual para melhorar os seus próprios negócios. Isso se dá pela reavaliação da estrutura dos seus negócios e pela incorporação de metodologias de otimização que aumentem produtividade, eficiência e rentabilidade geral; também pela aquisição de ativos e de melhores talentos por preços de liquidação; e pelo monitoramento agressivo da concorrência e investimento de modo compatível para assegurar uma posição de destaque quando a economia melhorar.
Obviamente, o gerenciamento proativo em períodos como este representa um desafio para muitas empresas de pequeno e médio porte. Ao implantar iniciativas bem planejadas e adotar métodos como os descritos anteriormente, é possível reforçar a organização e os respectivos resultados. Empresas dedicadas à qualidade no relacionamento com os clientes e à melhoria dos sistemas de negócios têm maior probabilidade de emergir com uma participação de mercado maior, prosperando, ao invés de sobreviver.
Sugestões
Algumas dicas elaboradas por especialistas e profissionais:
1.Mantenha seu enfoque primário nos clientes existentes
2.Corte despesas operacionais e gastos não obrigatórios
3.Gerencie o fluxo de caixa com rigor e atenção
4.Melhore a liquidez, enxugue o capital de giro
5.Aumente suas atividades de marketing e publicidade
6.Mantenha os seus melhores funcionários e recrute os maiores talentos
7.Otimize processos ineficientes usando tecnologia
8.Persiga mercados menos afetados pela queda na atividade econômica
9.Seja transparente com os funcionários, mantendo-os motivados
10.Diversifique e amplie as ofertas de produtos e serviços
*Vice-presidente sênior de pequenas e médias empresas (PME) da SAP na América Latina.