Embora o uso corporativo dos blogs tenha se propagado no meio empresarial é preciso pensar muito bem em como fazê-lo antes de sair criando um para sua empresa.
Antes de criar o blog é preciso ter em mente os objetivos a serem atingidos e planejar o desenvolvimento, a manutenção e a estratégia de interatividade com o cliente. A postura da empresa frente ao blog será a chave para o sucesso ou fracasso do projeto.
O tema é recente e ainda não encontramos um modelo de estratégias e regras bem definidas, mas na própria web há informações que embasam o planejamento de um bom blog corporativo.
A primeira dica é um estudo aprofundado sobre a blogosfera. Sim, existe um mundo virtual e paralelo onde os blogueiros são reis e este mundo se chama Blogosfera. Entender essa realidade e suas convenções é um bom começo para quem quer obter o máximo de resultados com o blog.
A principal escolha é o conteúdo, que deve ser amplo, útil e receber atualizações constantes. Essas medidas aumentarão o número de visitantes em seu site melhorando o que aliado às boas estratégias converterão em reconhecimento de marca, posicionamento e as vendas.
Ao usar o blog a empresa assume um papel dentro do ambiente de interação propiciado pela web. É preciso ter cuidado para evitar problemas. A internet é um campo democrático onde todos podem apresentar opiniões. As empresas devem estar conscientes ao disponibilizar ferramentas interativas para gerar frutos e não criar pesadelos. A interação e opinião do consumidor deve ser respeitada. As críticas não podem ser descartadas, e sim solucionadas publicamente. Ter um blog corporativo é abrir os braços aos consumidores. É uma forma de entender claramente como o cliente vê sua empresa que deverá estar preparada para receber flores, ou pedras. É importante mediar, nunca censurar, afinal este não é o propósito do Blog. Mesmo porque você controlará apenas o seu blog dentro de um universo infinito de mídias interativas.
Escolher o objetivo a ser atingido e criar um planejamento de assuntos a serem tratados é fundamental. O resultado do blog é construído com o tempo portanto a ação deve ser constante. Ter um profissional ou agência específica para cuidar do blog trará resultados positivos. Amadorismo nas mídias sociais pode custar caro à sua marca.
Uma das posturas do marketing digital adequada ao blog é estar onde o cliente está, saber o que ele pensa para agir de acordo, impedir ou remediar as informações negativas e enfatizar as positivas.
O blog corporativo é uma excelente ferramenta de comunicação da empresa com seus clientes, deve estar inserido no planejamento estratégico e defender as ações e posturas da corporação. Ao invés de sair criando um blog pois agora é moda ou porque o concorrente tem um, defina quais os objetivos o blog deve alcançar e como eles serão alcançados. Pense ainda na política de interação com o cliente, em como incentivá-lo a participar, em como suas dúvidas serão respondidas e em como você dará credibilidade às informações contidas em seu novo canal de comunicação. Após responder estas dúvidas parta para ação e tenha um aliado na comunicação de sua empresa com o mercado.
Lígia Buchfink é empreendedora do site Tá Tri Imóveis, formada em Publicidade e pós graduanda em Marketing.
Antes de criar o blog é preciso ter em mente os objetivos a serem atingidos e planejar o desenvolvimento, a manutenção e a estratégia de interatividade com o cliente. A postura da empresa frente ao blog será a chave para o sucesso ou fracasso do projeto.
O tema é recente e ainda não encontramos um modelo de estratégias e regras bem definidas, mas na própria web há informações que embasam o planejamento de um bom blog corporativo.
A primeira dica é um estudo aprofundado sobre a blogosfera. Sim, existe um mundo virtual e paralelo onde os blogueiros são reis e este mundo se chama Blogosfera. Entender essa realidade e suas convenções é um bom começo para quem quer obter o máximo de resultados com o blog.
A principal escolha é o conteúdo, que deve ser amplo, útil e receber atualizações constantes. Essas medidas aumentarão o número de visitantes em seu site melhorando o que aliado às boas estratégias converterão em reconhecimento de marca, posicionamento e as vendas.
Ao usar o blog a empresa assume um papel dentro do ambiente de interação propiciado pela web. É preciso ter cuidado para evitar problemas. A internet é um campo democrático onde todos podem apresentar opiniões. As empresas devem estar conscientes ao disponibilizar ferramentas interativas para gerar frutos e não criar pesadelos. A interação e opinião do consumidor deve ser respeitada. As críticas não podem ser descartadas, e sim solucionadas publicamente. Ter um blog corporativo é abrir os braços aos consumidores. É uma forma de entender claramente como o cliente vê sua empresa que deverá estar preparada para receber flores, ou pedras. É importante mediar, nunca censurar, afinal este não é o propósito do Blog. Mesmo porque você controlará apenas o seu blog dentro de um universo infinito de mídias interativas.
Escolher o objetivo a ser atingido e criar um planejamento de assuntos a serem tratados é fundamental. O resultado do blog é construído com o tempo portanto a ação deve ser constante. Ter um profissional ou agência específica para cuidar do blog trará resultados positivos. Amadorismo nas mídias sociais pode custar caro à sua marca.
Uma das posturas do marketing digital adequada ao blog é estar onde o cliente está, saber o que ele pensa para agir de acordo, impedir ou remediar as informações negativas e enfatizar as positivas.
O blog corporativo é uma excelente ferramenta de comunicação da empresa com seus clientes, deve estar inserido no planejamento estratégico e defender as ações e posturas da corporação. Ao invés de sair criando um blog pois agora é moda ou porque o concorrente tem um, defina quais os objetivos o blog deve alcançar e como eles serão alcançados. Pense ainda na política de interação com o cliente, em como incentivá-lo a participar, em como suas dúvidas serão respondidas e em como você dará credibilidade às informações contidas em seu novo canal de comunicação. Após responder estas dúvidas parta para ação e tenha um aliado na comunicação de sua empresa com o mercado.
Lígia Buchfink é empreendedora do site Tá Tri Imóveis, formada em Publicidade e pós graduanda em Marketing.