Depois de anos trabalhando com a área de tecnologia, fiz uma grande descoberta que me deixará milionária: programadores são de Marte, usuários são de Vênus. Vou explicar a minha recente teoria.

Os venusianos são um povo simples e cordato, de caráter passivo, que, apesar de oriundos de um planeta extremamente populoso, fala um mesmo idioma, e vive em um estágio tecnológico semi-primitivo. Já os marcianos são avançados, vivem em pequenas comunidades e comunicam-se em múltiplos idiomas, de preferência através de gadgets eletrônicos. Enquanto em Vênus a temperatura ideal é de 22ºC, em Marte, temperatura agradável não passa de 18ºC. Frases como "pode recompilar passando um arrêi de estríngues para o método privado desta classe", são extremamente triviais entre marcianos.

Sou de origem venusiana. Entretanto, por dever profissional, convivo muito com marcianos. Sempre fui muito bem recebida, apesar de, às vezes, desconfiar que me olham com certa comiseração por meu estilo arcaico de vida e limitações intelectuais. Pobres de nós, venusianos! Nos esforçamos, estudamos, penamos para conseguir um pouco de respeito dos marcianos!

O problema é que os dois planetas são interdependentes e obrigados a interagir com certa frequência. E aí os problemas de comunicação são do tamanho do universo. O venusiano pergunta "como posso acessar minhas informações?". “Ora”, responde o marciano, “é muito simples, basta cadastrar todos os seus dados no formulário (atenção para os asteriscos, os 20 campos são obrigatórios), logar-se com o username e a senha (deve ter no mínimo 12 dígitos e ser alfanumérica), aguardar cinco minutos para recarregar o sistema, abrir uma nova tela. Ela está em branco, mas bem embaixo, à direita, há um ícone que deve ser clicado. Ele abrirá uma janela com oito tabs. Clique no terceiro, da esquerda para a direita, e selecione o botão que está com o texto em verde. Abrirá uma combobox, onde pode selecionar, dos 20 itens, o único que é de fato necessário. Logo abrirá um relatório com as suas informações, tudo de forma ágil e extremamente amigável". E o perplexo venusiano pensa "acabei de ser tragado por um buraco negro".

Talvez, em um futuro longínquo, em uma galáxia distante, marcianos e venusianos possam finalmente se entender e viver em paz e harmonia. Mas, até lá, sofisticados sistemas de decodificação terão de ser inventados para que essas duas espécies tão distintas possam co-existir.

Alguns podem achar que estou exagerando, que programadores e usuários não são assim tão diferentes. Mas uma coisa é certa, do mesmo planeta é que eles não são!
 
Em tempo: No dia 15/06 estaremos ministrando um Workshop de Usabilidade em Caxias do Sul para auxiliar marcianos a se comunicar com venusianos (www.hypervisual.com.br/cursos). Participe!

Letícia Polydoro é diretora da Hypervisual, MBA em marketing pela FGV, consultora do Sebrae/RS, especializada no mercado de TI