Os programas e sistemas de acesso remoto oferecem muitas vantagens a empresas de qualquer tamanho e setor, entre elas a gestão remota de seus equipamentos de TI, economia de tempo e custos, a possibilidade de realizar suporte remoto e uma maior produtividade no trabalho ao facilitar a mobilidade.

Essas soluções permitem que os profissionais com alta mobilidade geográfica acessem e controlem computadores conectados à internet de qualquer parte do mundo, como se estivessem em seus escritórios. Também admitem a organização de mini-reuniões, o gerenciamento e supervisão de sistemas e servidores de difícil acesso de forma segura e até a impressão de documentos de um computador remoto. Como são soluções de tipo SaaS (Software as a Service), não necessitam de instalação prévia e são baixados pela internet.

Oferecem acesso tanto a PCs como Macs e assistência técnica remota a smartphones e Blackberrys através da Internet.

Desta maneira, o departamento de informática de uma empresa pode controlar remotamente todos os equipamentos dos funcionários: detectar problemas em PCs solitários ou que façam parte de uma rede, identificar hardwares e softwares obsoletos e mudar qualquer configuração necessária. Além disso, o acesso remoto permite atuar em outros dispositivos que se encontrem nesta rede, tais como routers, centrais de telefone, impressoras em rede etc. Todas essas facilidades trazem vantagens às empresas cujos trabalhadores ou equipes estão distribuídos geograficamente.

Tanto no caso dos departamentos de informática de empresas quanto aquelas especializadas em serviços de suporte de TI, dispor de uma solução de acesso remoto permite oferecer assistência técnica imediata, porque pode conectar-se a dispositivos online em um breve período de tempo. Antes, o usuário teria que se locomover às instalações do departamento de informática se estivesse em outras dependências, ou teria que enviar um técnico de suporte.  Isso significava uma demora que repercutia no trabalho dos usuários. Com as soluções de acesso remoto, o usuário é atendido em seu ponto de trabalho no momento em que notifica o defeito. Dessa forma, há redução do tempo de suporte por telefone, economia em deslocamentos e, no fim das contas, diminuição de custos.

Outra vantagem das soluções de acesso remoto é o aumento da produtividade ao permitir a mobilidade dos funcionários. Em termos empresariais, a mobilidade é a capacidade que os profissionais têm de acessar os recursos corporativos em qualquer lugar. Isso permite trabalhar diretamente com todo o conteúdo de seu computador habitual sem necessidade de duplicar os arquivos em pen drives ou outros dispositivos antes de sair do escritório. Além disso, o teletrabalho aponta grandes benefícios: economiza tempo com deslocamento, além de combustível, facilita a conciliação familiar e aumenta a motivação dos funcionários.

Por essas razões, as soluções de acesso remoto são muito úteis para os centros de suporte e para os profissionais móveis em geral.

Erik Driehuis é vice-presidente de EMEA da LogMeIn