Descobrir informações sobre a atividade dos concorrentes e tendências gerais de negócios, tem se tornado de extrema importância no atual cenário competitivo das empresas. Não seria diferente no mercado imobiliário, onde a competitividade é acirrada e ter um diferencial competitivo certamente trará benefícios, inclusive financeiros, para estas empresas.
Sendo assim, a internet é um eficiente canal para analisar o comportamento da concorrência, auxiliando os diretores, executivos e gerentes da área de marketing das imobiliárias a monitorar o interesse do usuário pela sua marca, comparando-a com a concorrência.
Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para este fim é o Google Insights. Através dela, pode-se ter uma visão clara das pesquisas que foram feitas, em sites de busca, pelos usuários em um determinado período de tempo e/ou por um termo de pesquisa qualquer (palavra ou frase). Esta ferramenta está disponível a todos, isto é, informação acessível para qualquer usuário, bastando apenas utilizar de forma correta.
Como exemplo, pode-se analisar a utilização da ferramenta para comparar o interesse do internauta pelas seguintes empresas do ramo imobiliário de Porto Alegre: Noblesse, Guarida, Auxiliadora Predial e Rial. Para maximizar a precisão dos dados extraídos da ferramenta foram filtradas informações apenas do setor imobiliário no ano de 2009, no Rio Grande do Sul. Pesquisa feita no dia: 23/09/2009. (Ver gráfico no link relacionado abaixo)
Interesse dos internautas pelas marcas: noblesse, auxiliadora predial, guarida e rial.
Analisando as linhas do gráfico consegue-se perceber que nos meses de fevereiro e março, houve picos de interesse do usuário por estas imobiliárias, coincidindo com o período de volta as aulas. Assim, pode-se identificar a relevância e a necessidade da informação obtida através da ferramenta.
Outra informação que se pode ressaltar, ainda, através do gráfico acima é que no início do ano os usuários estavam mais interessados nestas empresas citadas, que no período atual. Outro ponto a destacar é o grande interesse dos internautas pela imobiliária Guarida (70), seguida das imobiliárias Noblesse (38), Auxiliadora Predial (30) e Rial (24).
O sucesso dessa empresa perante aos usuários, está sendo obtido pelo bom posicionamento do site da imobiliária Guarida no mecanismo de pesquisa Google. Quando pesquisado pelas palavras-chave “imobiliarias Porto Alegre” e “imoveis Porto Alegre”, o site da Guarida aparece na primeira posição nessas duas palavras-chave. Sendo assim, a Guarida destaca-se das demais concorrentes, garantindo uma boa presença na WEB e gerando muito mais vendas e negócios através do aumento no número de acessos a página.
Por outro lado, nas últimas semanas houve uma grande ascensão do interesse pelos usuários na marca Noblesse e Auxiliadora Predial, esta última, devido à entrada no mercado de PPC – Google AdWords, outra ferramenta que também gera uma boa visibilidade da marca.
Ressalta-se ainda, principalmente aos diretores de marketing de outras imobiliárias, que não estão com uma boa visibilidade na internet, que deveriam preocupar-se com essa informação, afinal, com uma ferramenta tão simples, pode-se modificar o posicionamento de uma empresa e aumentar consideravelmente a visibilidade e conseqüentemente as vendas.
Por fim, essas são apenas algumas das informações que é possível se
obter desta e de outras ferramentas da internet. Porém, é preciso lembrar, também, que a internet é pública, o que possibilita que qualquer um, ou até mesmo um concorrente em potencial, possa ter acesso e interpretar os dados disponibilizados.
Dica: Não deixe que seu concorrente faça isso antes de você.
Rafael Comin é consultor de Marketing Digital da Ebis.
Sendo assim, a internet é um eficiente canal para analisar o comportamento da concorrência, auxiliando os diretores, executivos e gerentes da área de marketing das imobiliárias a monitorar o interesse do usuário pela sua marca, comparando-a com a concorrência.
Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para este fim é o Google Insights. Através dela, pode-se ter uma visão clara das pesquisas que foram feitas, em sites de busca, pelos usuários em um determinado período de tempo e/ou por um termo de pesquisa qualquer (palavra ou frase). Esta ferramenta está disponível a todos, isto é, informação acessível para qualquer usuário, bastando apenas utilizar de forma correta.
Como exemplo, pode-se analisar a utilização da ferramenta para comparar o interesse do internauta pelas seguintes empresas do ramo imobiliário de Porto Alegre: Noblesse, Guarida, Auxiliadora Predial e Rial. Para maximizar a precisão dos dados extraídos da ferramenta foram filtradas informações apenas do setor imobiliário no ano de 2009, no Rio Grande do Sul. Pesquisa feita no dia: 23/09/2009. (Ver gráfico no link relacionado abaixo)
Interesse dos internautas pelas marcas: noblesse, auxiliadora predial, guarida e rial.
Analisando as linhas do gráfico consegue-se perceber que nos meses de fevereiro e março, houve picos de interesse do usuário por estas imobiliárias, coincidindo com o período de volta as aulas. Assim, pode-se identificar a relevância e a necessidade da informação obtida através da ferramenta.
Outra informação que se pode ressaltar, ainda, através do gráfico acima é que no início do ano os usuários estavam mais interessados nestas empresas citadas, que no período atual. Outro ponto a destacar é o grande interesse dos internautas pela imobiliária Guarida (70), seguida das imobiliárias Noblesse (38), Auxiliadora Predial (30) e Rial (24).
O sucesso dessa empresa perante aos usuários, está sendo obtido pelo bom posicionamento do site da imobiliária Guarida no mecanismo de pesquisa Google. Quando pesquisado pelas palavras-chave “imobiliarias Porto Alegre” e “imoveis Porto Alegre”, o site da Guarida aparece na primeira posição nessas duas palavras-chave. Sendo assim, a Guarida destaca-se das demais concorrentes, garantindo uma boa presença na WEB e gerando muito mais vendas e negócios através do aumento no número de acessos a página.
Por outro lado, nas últimas semanas houve uma grande ascensão do interesse pelos usuários na marca Noblesse e Auxiliadora Predial, esta última, devido à entrada no mercado de PPC – Google AdWords, outra ferramenta que também gera uma boa visibilidade da marca.
Ressalta-se ainda, principalmente aos diretores de marketing de outras imobiliárias, que não estão com uma boa visibilidade na internet, que deveriam preocupar-se com essa informação, afinal, com uma ferramenta tão simples, pode-se modificar o posicionamento de uma empresa e aumentar consideravelmente a visibilidade e conseqüentemente as vendas.
Por fim, essas são apenas algumas das informações que é possível se
obter desta e de outras ferramentas da internet. Porém, é preciso lembrar, também, que a internet é pública, o que possibilita que qualquer um, ou até mesmo um concorrente em potencial, possa ter acesso e interpretar os dados disponibilizados.
Dica: Não deixe que seu concorrente faça isso antes de você.
Rafael Comin é consultor de Marketing Digital da Ebis.