As grandes corporações já possuem motivos e referências de sucesso na indústria para acelerarem a adoção de computadores para modelos mais eficientes e gerenciáveis em seus parques de TI.

Hoje, o mercado latino-americano possui implementações de sucesso de empresas líderes em seus segmentos que comprovam a eficácia do diagnóstico e gerenciamento remoto de desktops e laptops, colaborando para segurança e redução de custos da TI, bem como com o aumento da produtividade da força de trabalho.

Empresas da América Latina que adotaram as tecnologias de ativação e gerenciamento remoto experimentaram um retorno sobre investimento ainda não sentido, até o momento, por grandes corporações mundiais, inclusive em mercados em que a tecnologia está mais madura.

As inovadoras plataformas de gerenciamento de PCs colaboraram com a consolidação e o fortalecimento de empresas latino-americanas, que reduziram seus custos e tornaram suas operações de TI ainda mais eficientes. As instituições financeiras do Brasil, por exemplo, são referências na rápida adoção de novas tecnologias, apesar de ainda contar com mainframes em seus datacenters.

O Bradesco, no Brasil, foi o protagonista do maior projeto mundial com a tecnologia de gerenciamento remoto vPro da Intel, com a instalação de 50 mil PCs com esta solução em suas três mil agências em todo o país. A modernização dos parques e a substituição dos PCs corporativos aumentaram a capacidade de processamento do Bradesco, reforçou a segurança do ambiente e ainda se beneficiou das características de gerenciamento retomo e economia de energia.

Ao trocar um ambiente de PCs pela tecnologia Intel vPro, além de diminuir os custos de manutenção em equipamentos antigos e obter redução de energia, a empresa ganhou com a possibilidade de identificar problemas previamente, o que evita o tempo de maquina parada e aumenta a produtividade.

Ainda no setor financeiro, destacamos o sucesso da implementação das tecnologias de gerenciamento de PCs do HSBC do México, que observou uma melhoria sem precedentes na produtividade do suporte de TI. Com 1.400 agências, 4.800 ATMs e 12.000 funcionários em 2007, o segundo maior banco mexicano obteve um retorno no investimento de 605% em três anos, sendo que o custo total do projeto foi “quitado” em apenas dois meses da implementação.

Esses cases demonstram com clareza o retorno do investimento e o poder de gerenciamento obtido por empresas líderes no mercado financeiro na América Latina. Porém, devido à flexibilidade das plataformas disponíveis atualmente, não são apenas a indústria bancária que tiverem sucesso nas implementações.

Uma operadora de telecomunicação da América do Sul, com cerca de 8.000 desktops espalhados em mais de 100 localidades em um mesmo país, teve um retorno de 401% sobre o investimento em quatro anos com uma plataforma semelhante ativada para reparos e diagnóstico remoto de ocorrências. Inicialmente com apenas 336 desktops preparados gerenciados, o retorno do investimento fez com que a telecom considerasse a substituição de 33% dos PCs anualmente para a nova plataforma.

Investimento garantido em desktops, as tecnologias de gerenciamento estão prontas também para os laptops. O Tribunal de Justiça de São Paulo investiu na mobilidade para gerenciar as informações de mais de 17 milhões de processos simultaneamente. Com segurança e maior poder de processamento, os juízes podem fazer o trabalho remotamente em qualquer horário, reduzindo os custos com impressões e garantindo maior discrição e sigilo no trabalho.

Além de mobilidade, gerenciamento remoto e economia de energia, um dos principais apelos desta tecnologia em laptops é a segurança dos dados. Um recente estudo realizado pelo Instituto Pomenon, a pedido da Intel, revelou que soluções anti-furto, quando ativadas em laptops, pode garantir o sigilo de dados estratégicos para a empresa, pois a plataforma criptografada funciona como uma pílula de veneno. Assim, quando o notebook é manuseado incorretamente e não atende aos chamados do departamento de TI da empresa, os dados armazenados são totalmente destruídos.

Seja em qualquer mercado, o gerenciamento remoto dos PCs desktops e netbooks já é uma realidade no mundo, com destaque para implementações de sucesso na América Latina. Empresas de qualquer parte do mundo podem realizar estimativas de ROI para conferir a eficácia das substituições da plataforma. Basta acessar o link relacionado abaixo e preencher as colunas com dados de seu parque de PCs.

Marcos Fugulin é Gerente de Negócios e Marketing América Latina da Intel.