É muito comum hoje nas empresas brasileiras se deparar com soluções gratuitas de antivírus instaladas em todas as estações de trabalho, que tirando o fato de ser muitas vezes ilegal já que estes softwares gratuitos são geralmente apenas para uso doméstico e não corporativo, acabam acarretando diversas outras formas de problemas, principalmente no gerenciamento das ações executadas pelos softwares.
A verdade é que softwares de antivírus não perguntam simplesmente "Roubo de dados (s/n)?", muito pelo contrário a informação que se traz é técnica e descrevem geralmente o tipo de vulnerabilidade encontrada e as possíveis ações que podem ser executadas que por sua vez também são técnicas. A interpretação correta destas informações, por maior que seja o esforço dos fabricantes, ainda está aquém da compreensão da maioria dos funcionários da empresa e necessitam que a área de TI acompanhe para evitar que por uma falha humana sua rede seja comprometida por invasores ou vírus.
Se você ainda acha que a secretária (com todo respeito e amor a vocês secretárias) vai responder corretamente às mensagens que aparecem em sua tela, acho que está na hora de se preocupar um pouco mais, pois é bem provável que ela inclusive tenha descoberto como desativar as verificações programadas que na impressão dela servem apenas para “deixar a máquina lenta”.
Em outras palavras, quando falamos de segurança, não podemos deixar nas mãos dos usuários decidirem quais as melhores ações a serem tomadas, essa é a função de um especialista que entenda tecnicamente o que está acontecendo e quais as melhores ações para cada problema. Só que ai nós entramos em outro problema: como ser onipresente em todas as estações de trabalho para tomar as ações corretas a todos os problemas?
Essa é talvez uma das minhas maiores queixas em relação a softwares de antivírus gratuitos, uma vez que não oferecem nenhuma ferramenta sequer de gerenciamento (afinal, lembrem-se que são voltados ao uso doméstico) e realmente dificultam o trabalho do administrador neste aspecto, mas por outro lado soluções pagas oferecem ao administrador da rede funcionalidades como painel de gerenciamento centralizado que ajuda muito nesta tarefa de detectar e administrar os problemas encontrados pelo antivírus nas estações de trabalho.
Softwares como o Telium Antivírus oferecem este tipo de painel gratuitamente desde que você adquira a licença das estações de trabalho e servidores, outros softwares como o McAfee ePO ou o Symantec oferecem soluções de painel centralizado licenciados separadamente.
Todas as soluções permitem que o administrador visualize amplamente o comportamento de sua rede contra as ameaças encontradas pelos softwares de antivírus assim como permite que o administrador tome as atitudes necessárias para extinguir corretamente as ameaças que afetam as estações de trabalho.
Então se você ainda não sabe o que acontece em sua rede, fica aqui a dica, procure saber.
* Fabio Ferragi é gerente de produtos da Telium Networks.
A verdade é que softwares de antivírus não perguntam simplesmente "Roubo de dados (s/n)?", muito pelo contrário a informação que se traz é técnica e descrevem geralmente o tipo de vulnerabilidade encontrada e as possíveis ações que podem ser executadas que por sua vez também são técnicas. A interpretação correta destas informações, por maior que seja o esforço dos fabricantes, ainda está aquém da compreensão da maioria dos funcionários da empresa e necessitam que a área de TI acompanhe para evitar que por uma falha humana sua rede seja comprometida por invasores ou vírus.
Se você ainda acha que a secretária (com todo respeito e amor a vocês secretárias) vai responder corretamente às mensagens que aparecem em sua tela, acho que está na hora de se preocupar um pouco mais, pois é bem provável que ela inclusive tenha descoberto como desativar as verificações programadas que na impressão dela servem apenas para “deixar a máquina lenta”.
Em outras palavras, quando falamos de segurança, não podemos deixar nas mãos dos usuários decidirem quais as melhores ações a serem tomadas, essa é a função de um especialista que entenda tecnicamente o que está acontecendo e quais as melhores ações para cada problema. Só que ai nós entramos em outro problema: como ser onipresente em todas as estações de trabalho para tomar as ações corretas a todos os problemas?
Essa é talvez uma das minhas maiores queixas em relação a softwares de antivírus gratuitos, uma vez que não oferecem nenhuma ferramenta sequer de gerenciamento (afinal, lembrem-se que são voltados ao uso doméstico) e realmente dificultam o trabalho do administrador neste aspecto, mas por outro lado soluções pagas oferecem ao administrador da rede funcionalidades como painel de gerenciamento centralizado que ajuda muito nesta tarefa de detectar e administrar os problemas encontrados pelo antivírus nas estações de trabalho.
Softwares como o Telium Antivírus oferecem este tipo de painel gratuitamente desde que você adquira a licença das estações de trabalho e servidores, outros softwares como o McAfee ePO ou o Symantec oferecem soluções de painel centralizado licenciados separadamente.
Todas as soluções permitem que o administrador visualize amplamente o comportamento de sua rede contra as ameaças encontradas pelos softwares de antivírus assim como permite que o administrador tome as atitudes necessárias para extinguir corretamente as ameaças que afetam as estações de trabalho.
Então se você ainda não sabe o que acontece em sua rede, fica aqui a dica, procure saber.
* Fabio Ferragi é gerente de produtos da Telium Networks.