Sim, o gerúndio é proposital.
Todo técnico terá sempre uma explicação consistente para a demora de meses para implantar uma nova ferramenta de CRM, mesmo quando esta demora supera em muito o prazo original.
Para sermos justos, em grandes organizações a complexidade deste processo pode ser gigantesca, pela dificuldade de mapear os processos, variedade de sistemas legados e dispersão das informações sobre os clientes em inúmeros bancos de dados diferentes (quando não em folhas soltas e planilhas de computador).
Mas e o outro lado da questão, o do cliente, que no final das contas é quem paga a conta?
O cliente passa meses aguardando ansioso pela finalização do processo de implantação de uma nova ferramenta de CRM. Após muito tempo e dinheiro, ele inicia o uso da ferramenta, para então descobrir se o produto atende suas expectativas.
Se não atender, o caminho ele já sabe. Novo fornecedor, mais meses de implantação, provavelmente com prazos novamente estourados, torcendo para que desta vez a solução seja a esperada.
O estranho é que algumas vezes esta história também se repete em empresas de menor porte, com 5 ou 10 vendedores e 2 ou 3 bancos de dados para integrar. Empresas, aliás, que não podem se dar ao luxo de investir tempo e dinheiro sem saber o retorno de seu investimento.
Ferramentas de CRM de implantação imediata e automática, plenamente customizáveis pelo próprio usuário, são uma necessidade cada vez mais crítica, especialmente se quisermos que o mercado de pequenas e médias empresas adote em larga escala estratégias e ferramental de CRM.
Este é um dos raciocínios que norteia a estratégia de desenvolvimento do L3tool/CRM, que se propõe a ser uma ferramenta de CRM de implantação imediata.
*Rodrigo de Losina Silva é sócio fundador da Alfamídia Prow