O último dia do Email Evolution Conference começou com valiosas informações sobre como o consumidor americano interage com o e-mail e suas expectativas em relação a essa mídia.

Baseada em pesquisas, a palestra apresentada por vice-presidentes da Blue Hornet e da Forrester Research traçou um panorama do que são as tendências do e-mail marketing em 2012. E algumas conclusões são surpreendentes.

Primeiro, de uma maneira geral, o consumidor americano está mais receptivo ao email marketing. Mas o conteúdo tem que ser relevante. Isso é um fato crítico, como há tempos os profissionais do setor já sabem.

O que talvez não soubessem diz respeito aos detalhes do que é considerado relevante pelo consumidor. O que ele espera ao se cadastrar para receber uma newsletter. E existem várias razões concorrentes que levam alguém a querer receber o e-mail marketing de uma empresa ou marca:

95% para receber descontos

56,5% para receber informações e updates sobre algum produto ou serviço

56,1% porque amam a marca

38,2% para participar de alguma pesquisa

Um dado interessante também diz respeito à confiança que o consumidor deposita no e-mail.

Ele é a mídia com o maior índice de confiabilidade entre todas as mídias utilizadas por uma empresa para se comunicar com seu público (37% dos entrevistados).

Isso talvez ajude a explicar que, quando há uma oferta de benefício que tenha valor percebido pelo consumidor, 89,9% deles não se importam de fornecer o primeiro nome, CEP (84,1%), sobrenome (67,7%), ano de nascimento (53,3%), data do aniversário (52,2%), endereço (49%) e, até mesmo, o telefone (25,5%).

Essa confiança, por outro lado, aumenta muito a responsabilidade da marca em manter um programa de e-mail marketing coerente com os anseios do consumidor no que se refere a conteúdo e frequência.

Aliás, uma forma de assegurar que isso aconteça é alinhar as expectativas do consumidor com o e-mail marketing da empresa já no momento em que ele se cadastra para receber a newsletter.

E, em relação a isso, fica a dica: 75,70% dos consumidores entrevistados esperam receber um e-mail de boas-vindas imediatamente após o cadastro.

Outra importante tendência para 2012 aponta para o crescente uso de dispositivos móveis na leitura do e-mail. 52,8% dos consumidores filtram seus e-mails em seus tablets e smartphones antes de abri-los no seu computador.

E, se o e-mail marketing não está otimizado para exibição no celular, e não apresenta uma boa aparência ou facilidade de leitura, 70% dos consumidores sumariamente deletam a mensagem.

Dispositivos móveis, aliás, foram a ordem do dia na maioria das palestras do E-mail Evolution Conference. E, no Brasil, a realidade não é muito diferente com a crescente adoção de smartphones por grande parte dos usuários de celulares.

* Rodrigo de Almeida é diretor comercial da Dinamize