O que você faria se precisasse remodelar uma casa que você acabou de comprar?

Você faria isso de uma só vez, ou de uma forma incremental?

A maioria das pessoas começaria por uma área, como a cozinha, e depois realizaria outros upgrades por etapas.

Similarmente, se você está pensando em “remodelar” a sua operação de TI através da migração para computação em nuvem, você não precisa fazer tudo de uma vez.

O segredo está em saber por onde começar.

As tecnologias fundamentais para a viabilização da computação em nuvem — virtualização, automação, e portais de usuários — têm estado por toda parte por muitos anos.

Migrar para a computação em nuvem envolve alavancar esses recursos a fim de criar uma infra-estrutura altamente dinâmica e flexível.


Transição para a nuvem


Uma abordagem incremental permite implementar a computação em nuvem enquanto evita ruptura e minimiza riscos.

Comece a implementação em um ambiente de teste.

Isto dará tempo para você e a sua equipe se familiarizar com o funcionamento de uma nuvem sem afetar os sistemas críticos no data center.

Algumas empresas começam criando um ambiente de desenvolvimento que permite que a equipe teste a funcionalidade da nuvem.

Outras companhias fornecem um portal self-service com provisionamento automatizado para acessar seus ambientes virtualizados tradicionais.

Como nem todos os serviços são candidatos apropriados para rodar em nuvem, você provavelmente continuará a gerir os ambientes tradicionais e em nuvem – e potencialmente, recursos de nuvem pública também.


Reformular Processos e Estruturas Organizacionais


Ao longo dos anos, muitas organizações de TI desenvolveram e aperfeiçoaram os processos de melhores práticas em disciplinas de TI. Você pode aproveitar esses processos para acomodar a computação em nuvem.

E por meio da automação, garantir a utilização de muitos desses processos.


Tenha em mente, no entanto, que talvez você precise modificar os seus processos de modo que eles estejam mais sintonizados com o ambiente de nuvem.

Ao modificar o seu processo de mudança para incluir pré-aprovações para certos tipos de mudanças — por exemplo, o provisionamento automático de configurações padrão do servidor — você pode eliminar atrasos na resposta a solicitações de muitos usuários.

Avanços na gestão de configuração apóiam o dinamismo do ambiente em nuvem, no qual muitos recursos são automática e rapidamente provisionados, alterados e deprovisionados.

Capacidades de gerenciamento sofisticadas mantêm forte controle e rastreamento das mudanças sem impedir a rápida mudança que deve ocorrer na nuvem.

Novas soluções de orquestração de automação acomodam maior complexidade e natureza dinâmica do ambiente de nuvem.

A integração robusta através de soluções de gerenciamento de serviço está ajudando a assegurar que o provisionamento ocorra com monitoramento e acompanhamento apropriados para manter a qualidade de serviço e compliance.


Construindo uma Abordagem de Serviços                                                          


A computação em nuvem pode apoiar uma abordagem de serviços ao capacitar as pessoas de negócios a solicitar serviços por conta própria.

O self-service aumenta a agilidade no atendimento das necessidades do negócio e reduz o custo da entrega de serviços.

Para o self-service funcionar, no entanto, ele deve apresentar recursos em termos que os usuários possam entender.

As pessoas de negócios querem solicitar serviços nos termos que eles compreendem e que tê-los entregues em tempo hábil.

Crie um conjunto de ofertas padrão apresentado em termos de negócios.

O Business Service Management (BSM) pode ajudar as organizações de TI enquanto fazem a transição para uma abordagem mais orientada em serviço para o gerenciamento de sistemas.

O BSM é uma abordagem abrangente e uma plataforma unificada para executar a TI. Com ele, a TI pode gerenciar a infraestrutura do ponto de vista de um serviço, relacionando os serviços aos componentes da arquitetura fundamental de TI que os suporta, aumentando a sua eficiência.

As soluções de BSM podem ajudar a operar de forma mais eficiente o ambiente de nuvem.

Capacidades de automação de solicitação de serviço, por exemplo, facilitam para os usuários de negócio solicitar os serviços e níveis de serviço que eles precisam de um catálogo.

Componentes de identidade e gerenciamento de acesso asseguram que as pessoas possam solicitar apenas os serviços que estão autorizadas a usar, e os níveis de acesso são controlados com base nos papéis do usuário na organização.

Soluções de BSM podem ajudar a levar a sua operação para o próximo nível ao gerir serviços em nuvem para a máxima eficiência e eficácia, permitindo reforçar o papel que a TI desempenha no sucesso do negócio.


*Álvaro Marinovich é arquiteto de cloud computing para a América Latina, pela BMC Software