A IBM completa 100 anos este ano e é possível perceber que, ao longo deste século, a tecnologia passou de um conjunto de ferramentas para algo inerente ao mundo moderno.
Podemos dizer que o progresso da sociedade se confunde com os avanços da tecnologia.
Não é por acaso que hoje, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado mundial de software e serviços de TI é da ordem de US$ 1,4 trilhão e, em 2020, será de mais de US$ 3 trilhões, o que demonstra a força e a relevância deste setor na economia mundial.
O Brasil, por ser um mercado em crescimento, tem um cenário muito promissor.
O país tem o oitavo maior mercado interno de Tecnologia do mundo que, somado a Comunicações, representa 8,3% do Produto Interno Bruto nacional.
Segundo pesquisa da IDC, o mercado brasileiro de TI terá crescimento de 13% em 2011, somando US$ 39 bilhões em investimentos.
A tecnologia é tão indispensável à sociedade que as pessoas raramente param para pensar que, por si só, ela não é tão importante.
Graças a ela o homem foi à lua, o e-businnes transformou o mundo dos negócios e o Projeto Genoma mapeou nosso código genético.
E seus avanços se tornam cada vez mais determinantes para a forma como vivemos.
Exemplo disso são os supercomputadores que, hoje, trabalham para ajudar médicos a diagnosticar doenças ou são usados pelos bancos para analisar grandes quantidades de dados e realizar inúmeras transações em tempo real.
A integração da tecnologia com a rotina do dia a dia é o que a torna essencial.
Organizações inovadoras estão constantemente refletindo e imaginando formas de aproveitar a tecnologia ao máximo.
Empresas, governos e comunidades não apenas aplicam novas tecnologias em suas fábricas ou escritórios, mas esperam que isso seja revolucionário.
Capacidade de inovação e criatividade para atender o mercado é o caminho crítico do investimento e sustentabilidade das empresas.
Nosso mercado é cíclico, porém a história nos ajuda no reconhecimento das culturas regionais e afinidades que os clientes têm entre eles, nas suas distintas localidades.
Onde estão as oportunidades de vendas de tecnologia?
Como podemos atender às demandas dos clientes, sejam eles pequenos, médios ou grandes empresas que movem nossa economia, pulmão da consistente oportunidade que faz o Brasil único.
Estamos a três anos da Copa do Mundo do Brasil e a cinco dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o que coloca o país na vitrine dos investimentos internacionais.
E não faltam áreas onde esses aportes financeiros são necessários para modernizar ou ampliar a infraestrutura disponível atualmente, basta pensar nos aeroport+os, estradas, geração e transmissão de energia, rede hoteleira e transportes urbanos, para citar alguns exemplos.
Diante disso, a função da tecnologia é garantir a prestação de serviços eficientes, que otimizem custos e impactem de forma positiva na vida dos cidadãos.
Aqueles que usarem a tecnologia com sabedoria serão capazes de realizar mudanças duradouras e benéficas para a sociedade e para o mundo.
O Brasil é o país da década.
Tudo indica que seremos a quinta economia mundial nos próximos anos e, ainda, teremos um bônus demográfico extremamente favorável.
Isso significa que a maior parte da população estará na faixa economicamente ativa, proporcionando, além da mão-de-obra necessária para suportar o aumento da produção, um mercado consumidor com poder aquisitivo.
As condições estão postas, mas resta saber se estaremos preparados para as inovações e investimentos que este momento exige.
*Carla Queiroz é líder de expansão regional da IBM Brasil