Para começo de conversa, Social Business não é Social Media. Mídia social diz respeito aos canais, plataformas e táticas que dão suporte à publicação, 'listening' e engajamento dos usuários.

É comumente utilizada pelas empresas para ações ‘exteriores’ à ela (da empresa para fora), como campanhas, eventos e atendimento ao consumidor.

As empresas geralmente encaixam ‘social media’ dentro do departamento de marketing ou como um departamento à parte. Algumas ainda entregam esta área para um prestador de serviço externo.

Mas você já parou pra pensar a quem ‘pertence’ social media dentro de uma empresa?  Se você tem atendimento ao consumidor, ela está lá. Se você tem departamento de relações publicas, ela está lá. Certamente está no departamento de marketing. Vendas? Sim. Recursos humanos? Também.

Esta é uma das questões atuais das empresas e que estão as fazendo repensar as estruturas de negocio para envolver social em todas as áreas. Este também é um dos fatores-chave de Social Business.

Além disso, Social Business visa integrar a estratégia de social media aos processos e práticas internas existentes, alinhando-os aos valores e objetivos de negócio.

Como é possível perceber, este modelo contempla os dois lados: externo e interno. Estratégias que vão da empresa para fora, mas também aquelas que envolvem a infra estrutura da organização.

Como exemplo destas estratégias internas podemos citar: engajamento de funcionários via social media, treinamento e capacitação de pessoas para representar a marca, criação de politicas e guias para conversação e experiência de marca, plataformas para compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento da cultura de tentativa e erros.

Uma estratégia de Social Business vai além da estratégia de social media. Ela começa compreendendo o nível de maturidade que a organização está, suas limitações tecnologias, estruturais e culturais. Depois, desenvolve novos processos, novas regras e novas maneiras de se aproveitar o potencial da mídia social.

Quer aprender mais sobre Social Business?

Minha página do Facebook tem o objetivo de educar os profissionais e empresas brasileiras sobre este recente tópico chamado Social Business. Curte lá para aprender mais.

*Cássia Colling é mestranda em e-Marketing and Social Media, na Middlesex University de Londres – UK. Atualmente trabalha como Social Business Strategist para a empresa Coldwell Banker Spain, desenvolvendo seu projeto de mestrado focado neste assunto.