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10 dicas para ter resultados de negócio com o Facebook

Gláucia Kirch // quarta, 21/09/2016 15:45

O Facebook tem mais de 1,5 bilhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, é utilizado por 45% da população, segundo o IBGE.

Deste total de brasileiros que acessa a maior rede social do mundo todos os meses, 62 milhões o fazem a partir de dispositivos móveis, em uma média de 14 vezes ao dia.

Ou seja: estar no Facebook é estar cara a cara com o usuário, com o público, onde quer que ele esteja, 24h por dia.

É por isso que já passa dos 2 milhões o número de pequenas e médias empresas que participam ativamente, incluindo ações comerciais (anúncios patrocinados), do Facebook. Promover os negócios nesta mídia social é mandatório para garantir visibilidade, repercussão e proximidade com os stakeholders.

Para fazer direito, siga estas dicas:

- Esteja lá. Ter uma página no Facebook é equivalente a ter um website, especialmente para quem vende diretamente ao consumidor final (B2C). O que corresponde a dizer que ou a empresa está no Facebook, ou não existe. Afinal, você compra de alguém que sequer encontra no Google?

- Uma vez presente, faça-se atrativo. Chame a atenção pela relevância dos conteúdos publicados, que deverão ser definidos de acordo com cada grupo a ser atingido, cada ação a ser divulgada e cada objetivo a ser atingido. Sim, é complexo. Por isso contrate profissionais para criar e gerir esta comunicação. Os resultados serão muito melhores com eles no comando.

- Utilize as ferramentas patrocinadas. Divulgar de graça é fantástico, mas os anúncios do Facebook, se bem planejados e estudados de acordo com o público-alvo, são uma arma valiosa para acertar na mosca e vender. Novamente, profissionais especializados são altamente recomendados para esta função.

- Relacione-se. Interaja. O Facebook é uma porta aberta entre a empresa e o público e, como tal, precisa ser convidativo, limpo, claro e atencioso. Mantenha um profissional atento às interações dos usuários com a fanpage e responda sempre. SEMPRE. E o faça de forma rápida, utilizando linguagem clara e indo direto ao ponto. Nada de rodeios ou segredos: no Facebook, um usuário corresponde a toda uma comunidade, logo, satisfação ou insatisfação individuais são também gerais.

- Uma imagem vale mais que mil... Não vou nem completar, você com certeza conhece o ditado até de trás para a frente. Pois ele é hiper válido para o Facebook: na rede, as imagens são os conteúdos mais visualizados. Se passarem mensagens positivas, então, prendem ainda mais atenção. Invista na divulgação da marca por meio de imagens próprias, que evidenciem os produtos, serviços e valores da corporação (o que inclui seus funcionários, clientes, comunidade etc) e também em fotos, ilustrações, vídeos e desenhos referenciais, que conceituem a empresa em um determinado contexto. Já falei que profissionais de Gestão de Mídias Sociais são necessários? Repito, então.  

- Monitore a concorrência. Benchmark é importantíssimo também no Facebook, onde seus competidores poderão te mostrar muito do que fazer e não fazer. Além do que, é sempre bom saber como o público está reagindo ao que a concorrência oferece/comunica. Fica a dica.

- Programe-se. Ter um planejamento das ações no Facebook ajuda a controlar os conteúdos e mensurar os resultados.

- E por falar em mensuração, este é um item básico para atuação corporativa nesta rede. Meça os resultados de sua presença na rede, por meio das ferramentas que o próprio Facebook oferece e outros recursos disponíveis no mercado. Os já indicados profissionais de Gestão de Mídias Sociais saberão fazer este trabalho com maestria para indicar o que dá e o que não dá resultado.

- Preste atenção ao conteúdo, aos horários de postagem, à forma de comunicar. Tudo isso de acordo com o público target de cada ação. Isso definirá o destino de seu post – o ostracismo, o interesse ou a viralização.  

- Não exagere. Você gosta de ser bombardeado repetitiva e invasivamente por um conteúdo, ainda que ele seja interessantíssimo? Seu público também não. Então pondere, seja comedido nas publicações, administre os posts de forma a valorizar um assunto sem torna-lo chato e massivo. Para garantir esta qualidade na medida certa é recomendável o quê? Isso mesmo, profissionais especializados.

Aposte nesse mapa da mina e bons negócios!