Baguete

Tamanho da fonte:-A+A

Principais Problemas com Notebook e Como Resolvê-los

Ramiro Martini // quinta, 25/08/2016 10:30

           Em casa ou no trabalho, dentro da mochila ou na mala de viagem, se tem um companheiro que não tem como abrir mão, esse é o notebook. A praticidade e o modo como ele executa tarefas faz com que, cada vez mais, seu uso seja necessário e frequente. Devido à utilização excessiva do aparelho, mau uso ou descuido, alguns problemas começam a surgir e são bastante comuns.

            Embora a primeira reação, e mais prudente, seja recorrer a um especialista em consertos ou apenas aposentar o notebook e partir para um novo, existem procedimentos que podem evitar que você opte pelas escolhas anteriores. Alguns problemas, mesmo parecendo complexos, são muito frequentes e você pode ajustá-los sem sair de casa. Para ajudar, alguns deles foram listados e, com alguns passos, você conseguirá resolvê-los sozinho.

Problema no teclado do notebook        

            Você está redigindo um trabalho, terminando um relatório, conversando com os amigos em redes sociais, articulando com um cliente por algum aplicativo e, sem mais nem menos, as teclas não respondem aos seus comandos. Primeiro você insiste, depois acha que o problema pode ser na tela e, só então, percebe que o mal funcionamento está restrito ao teclado. E agora, fazer o quê?

            Existem alguns fatores que podem estar atrapalhando o funcionamento do seu teclado. A sujeira é um dos mais recorrentes. Isso porque, como se passa muito tempo usando o notebook, é normal se alimentar em frente a ele, além do fator natural da poeira do ambiente, e isso pode fazer com que o seu teclado acumule resíduos. Essas impurezas impedem as teclas de executar suas funções adequadamente e, para voltar tudo ao normal, algumas dicas funcionam muito bem.

Antes de começar qualquer procedimento, desligue seu notebook - assim você não comprometerá, mesmo que por acidente, nenhum componente interno do aparelho. Para fazer a limpeza, o mais indicado é usar aspiradores USB, pois a intensidade da aspiração é própria para materiais tecnológicos. Caso você não tenha esse equipamento, é possível usar um aspirador tradicional, desde que possua regulagem de velocidade, ou mesmo aqueles aspiradores de mão, destinados normalmente ao uso de limpeza de automóveis e móveis estofados.

Alguns dos modelos citados acompanham uma escova macia para encaixar na ponta do aspirador, que é ótima para ajudar a penetrar nos vincos das teclas. Mas lembre-se, evite usar produtos químicos de limpeza geral ou pesada na hora de higienizar seu notebook! Isso pode transformar seu problema simples em algo muito complexo.

Problema na tela do notebook          

            Por vezes, alguns aparelhos ligam os LEDs do notebook (que indicam seu funcionamento), mas a imagem na tela simplesmente não aparece. Com a tela toda escura e sendo visível que o mesmo está ligado, o susto pode ser grande. Mas, antes de sair correndo para levar ao conserto, há um procedimento que pode ajudar a identificar se há, ou não, solução para o caso.

            Retire a bateria do equipamento e ligue diretamente o cabo de energia na tomada. Isso vai fazer você detectar se o problema é a bateria. Se for, basta comprar uma nova e ir usando seu notebook diretamente na luz enquanto não adquire a peça nova. Ainda sobre a alimentação de energia, o problema pode ser o cabo de alimentação do seu dispositivo. Ele pode estar com defeito e não conseguir carregar a energia do seu aparelho.

            Se essas duas checagens não surtiram efeito, e você possuir conhecimento técnico  na área tecnológica, outras verificações podem ser feitas. Uma delas é resetar o BIOS (Basic Input/Output System, em português Sistema Básico de Entrada e Saída), que é o responsável por muitas das funções do aparelho. Para isso é necessário que você retire a bateria e o cabo de energia e pressione a tecla do power por, na maioria dos casos, 30 segundos. Depois disso, recoloque algum dos cabos de alimentação do dispositivo e tente ligar o notebook.

Problema no HD do notebook

O  disco rígido é uma das peças fundamentais de qualquer computador. Por isso, perceber que o HD está falhando, travando ou, como se costuma dizer, “dando pau”, faz qualquer um perder o chão, afinal, é ele que armazena seus documentos, fotos e demais arquivos. Por isso, é importante ter certos cuidados rotineiros, a fim de evitar problemas futuros.

Certifique-se de que seus arquivos estão guardados em alguma plataforma de cloud computing (o chamado armazenamento na nuvem) ou em um HD externo. Fazer backup de tempos em tempos é uma ótima maneira de não correr riscos. Aliás, um dos problemas mais recorrentes é justamente os arquivos não abrirem e, para fazer qualquer procedimento de ajuste, tê-los em outro dispositivo ou fonte de armazenamento pode reduzir seu tempo de testes.

Caso seus arquivos não abram, isso pode ser um alerta de que é um problema no HD do notebook e não do sistema operacional. Para verificar se esse é o defeito, primeiro faça o backup do HD e depois passe o antivírus em todo seu computador - por vezes a remoção de um vírus resolve o problema por completo.

Em outras ocasiões o defeito que o HD apresenta é corromper documentos, um defeito chamado de bad blocks (blocos ruins). O HD é dividido, internamente, por blocos e alguns podem sofrer danos. Se esse for o caso, então não há muito o que fazer; a dica é trocar seu HD ou passar a usar um HD externo.

Problema na bateria do notebook

A grande vantagem do uso de notebooks é, justamente, ter a mobilidade que você deseja com todas as funções que você precisa. Por isso que o consumo de computadores portáteis é tão alto, e de nada adianta ter um se você precisar recorrer a uma tomada sempre que for usá-lo. Acontece que, por vezes, a bateria passa a não carregar mais, mesmo estando conectada ao carregador.

Algumas das motivações para apresentar esse defeito podem ser: mau contato entre a bateria e o notebook, entre o cabo de alimentação e a bateria ou desgaste da peça. Aqui é necessário testar um a um, a fim de descobrir qual é o real problema. Se for um desses itens, retire e verifique se precisam ser limpos, ajustados ou trocados; tudo varia conforme a peça que estiver sendo checada. 

Outra forma de conferir se a bateria ainda tem salvação é atualizando drivers ou BIOS. Notebooks, antigos ou recentes, às vezes precisam ser atualizados e a ausência de algumas dessas atualizações pode causar o problema. Mas, se você não tem conhecimento técnico, é melhor não colocar, retirar ou mexer em compartimentos que desconhece - seu aparelho pode perder o desempenho e muitas de suas funções.

Problema na fonte do notebook

            Por fim, mas não menos preocupante para o usuário, é o problema na fonte do notebook. Algumas param de funcionar, de passar energia ou o LED não acende. Existem casos em que será necessário trocar de fonte, mas dependendo da necessidade, é possível repará-las em casa.

            O problema da fonte pode estar em uma danificação de circuito. Com uma solda elétrica, é possível consertá-los abrindo a caixa da fonte, mas para isso é necessário habilidade e conhecimento técnico. Caso essa não for a sua área, é melhor se desfazer da fonte e investir em uma nova; mas lembre-se que o descarte desse tipo de objeto é separado e precisa ser descartado em lixos específicos. Normalmente, as lojas que vendem esses equipamentos têm lixeiras apropriadas para colocá-los.

Com essas dicas, você nunca mais vai passar desespero devido aos principais problemas com notebook. Agora é só seguir as indicações e ficar atento aos sinais que cada equipamento pode apresentar, assim você procurará a assistência especializada apenas quando não houver mais como salvá-lo.