Baguete

Colunista - Gustavo Tagliassuchi

Gustavo Tagliassuchi
Gustavo Tagliassuchi é especialista em desenvolvimento de software para a Internet, diretor de desenvolvimento da Dinamize, early adopter de gadgets legais, diretor setorial de Internet do Seprorgs, colorado e curioso o suficiente para estar sempre antenado nas tendências tecnológicas.

29/05/2009

Um pouco mais velho

Neste mês, completando mais uma primavera, e perto da quadragésima, me senti um pouco velho desta vez. Não sei como passou tão rápido tudo, mas vou resumir o que tenho feito ultimamente.Passando 1980 eu jogava o meu atari 2600 ou algum pocket do Donkey Kong, ainda namorava um Apple II, mas demorou mais um pouco para comprar o MSX. Enquanto isso eu lia muito a Micro Sistemas, a PC World (que ainda não tinha virado um jornalzinho) e a MSX Micro.

04/10/2007

Quem é vivo...

Já faz algum tempo que sumi aqui da minha coluna eletrônica (não posso dizer nada “digital” para não deixar o Jonatas maluco), pois acho que se a gente não nem nada a dizer (falar ou escrever), deve permanecer com a boca fechada. Devo ter perdido meus três leitores. Não que tenha recuperado a “centelha criativa” e resolvido voltar em grande estilo, mas era porque a correria estava grande mesmo.

05/02/2007

Telemarketing ou invasão de privacidade?

Estranhamente tenho percebido desde o final de 2006, um aumento de casos de empresas ligando desesperadamente para oferecer seus serviços. Além dos jornais (Zero Hora e Correio do Povo), recebi insistentes ligações da Brasil Teletubbies, e chegaram ao cúmulo de duas pessoas ligarem ao mesmo tempo (viva a espera da GVT) para oferecem os velhos serviços e o mau atendimento de sempre.Normalmente já despacho com um NÃO, obrigado.

18/12/2006

Papai Noel, o ano que passou, e o que vem por aí!

Sobre o Papai NoelSó tem uma coisa que você precisa saber sobre o Papai Noel, ele existe, e é colorado! Achou que fosse coincidência? Mas não é! Dá-lhe Internacional! Agora entendo um pouco melhor o orgulho gremista.Sobre o ano que passouBom, o ano que passou (sim, passou, o ano acaba nesta semana), não foi exatamente o que eu esperava, mas olhando os números aqui da empresa, foi melhor que os dois anos anteriores em muitos aspectos.

04/12/2006

Ofertas natalinas

É fantástico perceber que por pouco mais de R$ 40,00 mensais se leva para casa um PC, simples, mas razoável, muito útil para a grande maioria, com um sistema operacional não tão cheio de janelas, mas que dá para o gasto.E para quem tem um pouco mais, adquirir um notebook com uma configuração simples, mas razoável, e pagar R$ 150,00 ao mês.

27/11/2006

O que um web site pode fazer por você

Essa deve ser a pergunta que milhões de pessoas devem se fazer todos os dias. Há cada vez mais internautas no Brasil e no mundo. Crescem também as vendas virtuais e os registros de domínios. Mas como saber se estamos no caminho certo. Se nosso web site está realmente cumprindo o papel a se propôs inicialmente? Bom, meu amigo, para isso você deverá se sentar e fazer uma análise detalhada do que está sendo feito e do que ainda não foi feito dentro do seu próprio web site.

17/11/2006

Foi-se o padeiro, ficaram as receitas

Desta vez não teve jeito amigo, das outras vezes você escapuliu pela esquerda, pela direita, por cima, por baixo, e não se deixou entregar, mas agora não deu, faltou perna, foi mais difícil, o cansaço tomou conta, descansa meu velho.

13/11/2006

Java agora é GPL

A Sun anuncia hoje que a linguagem Java será oferecida como software livre, sob a licença GPL (licença pública geral GNU). O pacote free incluirá o JDK, o compilador javac e mais alguns itens. A Sun espera que a partir de agora todas as distribuições Linux passem a oferecer o JDK como parte integrante dos seus pacotes de softwares.E tem mais coisas a caminho1 - Amanhã (14/11/2006) ao que tudo indica será lançado o tocador da Microsoft.

09/11/2006

O que vem por aí

O esquisito projeto de controle da Internet será debatido na próxima terça (14/11/2006). Então espero que os representantes do governo e da sociedade civil discutam a proposta. Na minha opinião o controle feito da forma como foi sugerido, trará mais facilidades para o uso indevido dos nossos dados pessoais, facilitando ainda mais a ação de hackers, vândalos e oportunistas da Internet. Nem tudo é tristeza- Microsoft anuncia o Vista para 30 de janeiro.

22/05/2006

Otimismo

Nos últimos meses tenho recebido inúmeras manifestações sobre o atual estado da economia, estagnação de determinados setores, sufocamento de outros. Alguns empresários se queixam de maneira assustadora, outros ao contrário, dizem que tudo vai bem, de vento em popa.

12/04/2006

Síndrome da desconstrução

É interessante observarmos que eventualmente no processo de desenvolvimento de um web site, de um software, ou de algo parecido, mesmo se trabalhando com métricas, prazos e escopo definidos, e cumprindo tudo à risca, chegamos na hora derradeira (da entrega) e as vezes acontece um gap, entre a data da entrega por parte da empresa que desenvolve o serviço e da empresa que recebe o mesmo.Esse gap, dependendo de como as amarras legais estão feitas, pode ser pequeno ou longo, porque independente do tamanho da empresa que contrata o serviço, s&atil

04/04/2006

Os novos empreendedores

Recebi um convite do professor e vereador Newton Braga Rosa, por sugestão de seus alunos e de personalidades da nossa TI regional, para participar de uma aula de sua cadeira de empreendedorismo, na UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.A idéia era falar um pouco da minha trajetória pessoal e profissional e depois responder às perguntas dos jovens sedentos de empreendedorismo.

09/01/2006

Antes de vender tenha certeza de que sabe receber

Ao final de 2005, já contabilizando o balanço geral do ano que acabava, conseguimos ainda resgatar algumas propostas que pareciam perdidas, e fechar alguns novos negócios, mesmo que iniciassem realmente já em 2006. Entre eles um projeto para uma empresa de importação, sediada nos Estados Unidos.

21/11/2005

B*nda larga - II parte

Certa vez imaginei que assim que se tivesse acesso à banda larga as coisas iriam realmente mudar. Bom, a verdade é que assim que tive disponibilidade de fantásticos 256Kbps, lá por volta do ano 2000, às coisas mudaram, e muito!Mesmo para checar e-mails e acessar web sites e grupos de discussão, a diferença foi notável. Milhares de dowloads depois, passou um pouco aquela necessidade de velocidade.

24/10/2005

Até na Internet precisamos fazer networking

Não é necessário repetir todas as vantagens de se ter um web site disponível na Internet. De longe a facilidade em ser encontrado, simplesmente por alguém (um possível cliente) que procura por um nome, um endereço e especificamente por uma palavra-chave de um produto ou serviço que você pode fornecer, já vale o esforço.Recentemente fui solicitado a esclarecer se achava válido colocar uma página de espera enquanto o site não ficava pronto.

15/08/2005

O lubrificante da máquina do estado

Desde que comecei a ter algum tipo de interesse pelo que acontecia no cenário político nacional, e isso deve fazer com certeza 20 anos, percebi que a grande máquina do estado sempre utilizou o mesmo tipo de lubrificante, o dinheiro. Entra governo e sai governo, a ladainha é sempre a mesma.

18/07/2005

A verdade é uma só?

Não sou o dono dela para ficar bem claro.

14/07/2005

Web site é para ser divulgado

Recentemente durante prospecções, nossa assistente comercial recebeu os mais variados comentários quando solicitava o endereço (URL) do web site da emppresa. Veja, se a em-presa possui um web site, ou mesmo que seja uma página de espera, é preciso divulgar! É a premissa fundamental de qualquer serviço ou produto, marketeiros que me corrijam, mas é preciso divulgar oras! De que adianta informar para alguém: Ah, essa informação eu não posso passar. Ou: Infe-lizmente não posso divulgar isso.

12/04/2005

O orçamento e as migalhas

Recentemente tivemos uma reunião na AGADi (Associação Gaúcha das Agências Digitais), onde entre discursos, alguns mais inflamados e outros não, se chegou a conclusão que na maioria das vezes disputamos com um concorrente, ou mais de um, determinado projeto composto de migalhas. Explico, composto de migalhas porque normalmente as empresas (de todos os portes) não pensam muito, não planejam muito, e não tem muito conhecimento sobre o que devem fazer e porque devem fazer alguma coisa para a Internet. E mais ainda, reservar um orçamen-to específico para isto!

28/03/2005

A outra etapa

Desde que se iniciaram os preparativos para o novo evento de networking do mercado (Papo de Primeira) fiquei muito feliz. De certa forma uma nova paginação de um evento que em sua época fez escola, mas principalmente, rever os amigos, refazer os links perdidos dos conhecidos e entrantes do mercado, mas agora não tão focado em TI.

21/03/2005

A especialização e o generalista

Certa vez discutia com um amigo, que trabalha em uma multinacional, fabricante de computadores e assemelhados, que desde quando ele tinha trabalhado comigo muitas coisas tinham acontecido (ele trabalhara para mim há uns 5 anos) e que neste meio tempo consegui fazer inúmeros cursos e inclusive me formei. Então ele me pergunta especificamente em que eu era especialista, e a grande verdade é que eu não sou especialista em nada.

15/03/2005

O melhor do Brasil não é o brasileiro

Desculpem se o chapéu serviu, mas nos últimos anos tenho observado que o melhor do Brasil não é o brasileiro. O melhor do Brasil é o empresário. É o empresário pelo simples fato de que assim como o Zangão, que não podia voar, pois tinha peso excessivo em relação ao tamanho de suas asas, além da aerodinâmica falha, é o empresário que contraria todas as expectativas e faz acontecer. Alça o vôo da liberdade mesmo não sabendo voar. Quem em sã consciência arrisca tudo e mais um pouco na busca de um sonho – às vezes inalcançável – se não o empresário?

10/01/2005

Novidades eletrônicas

Acessando os sites especializados com notícias da CES 2005 (maior feira de entretenimento eletrônico para o consumidor), me deparei com a enxurrada de milhares de dispositivos e gadgets que em breve estarão nas prateleiras virtuais das lojas online, e nas casas dos con-sumidores. Muita coisa de extrema serventia, baixo custo e grande praticidade. Porém nunca tinha visto anteriormente preocupação com a usabilidade e ergonomia dos aparelhos por parte dos fabricantes.

27/12/2004

Chega de 2004

Em 2004 eu aprendi muito! Engraçado como a cada ano tenho a impressão de que as coisas acontecem mais rápido que nos anos anteriores. Mas é bem verdade que tenho a sensação de ter vivido e aprendido muito num ritmo maior também, e sempre aumentando a pressão. É claro que nem tudo que a gente aprende utiliza e nem tudo de bom que fazemos se traduz em resultados práticos e visíveis num primeiro momento.

20/12/2004

O site de auto-ajuda

Outro dia um cliente perguntou porque nossos sites eram entregues “na casca”? Na realidade eles são entregues como o cliente quiser, apenas somam-se os itens na proposta para se ter o preço final! É claro que é necessário analisar o conteúdo que vai para o site antes de desenvolver a estrutura que comportará essas informações, mas incluir dezenas, centenas e às vezes milhares de produtos, textos, artigos, manuais em PDF e imagens de todos os tipos e tamanhos tem um custo!

13/12/2004

A arte do preenchimento do briefing

Recentemente li um artigo fantástico de Elaine Xavier, no WebInsider, se quiserem mando o link, mas tem que pedir por e-mail! O artigo sintetizava de uma forma sensacioal a dificuldade de se preencher um briefing na maioria das vezes.

07/12/2004

O Cliente e o consumidor

Em outros tempos, tempos antigos da Internet, a diversidade de tecnologias, a qualificação dos poucos prestadores de serviços na área, e alguma especulação financeira, permitiam que projetos fossem orçados em patamares inimagináveis no dia de hoje. Falo isso porque muita coisa mudou de lá pra cá, muita gente boa começou a trabalhar, muitos mitos e bolhas se estouraram, muitas tecnologias foram criadas, muitos preços que foram artificialmente inflados se viram obrigados a retroceder, porém uma coisa não mudou muito, o Cliente. Lembre-se que o Cliente é aquele que aposta com você, lhe

22/11/2004

Está na hora de mudar

Estou há algum tempo sem dar a devida importância a que esta coluna e minha única leitora merecem, pois entre tarefas do trabalho e domésticas após a chegada do herdeiro, pouco tempo me sobra disponível, e sem o auxílio da minha agenda Power Self tenho me tornado escravo do meu Palm. Escrevo esta no sentido de esclarecer alguns comentários, empresas de desenvolvimento web daqui se reuniram sim, mas o objetivo é fortalecer o mercado, tanto nortear concorrentes como dar suporte à tomada de decisão de prospects e clientes. Só quem ganha com isso é o mercado, e como desenvolvedor me

11/10/2004

Empresas de Ruptura

Lendo um artigo fantástico de Scott Anthony (da Innosight) e Clayton Christensen (da mesma empresa e professor de Administração na Harvard Business School), intitulado “Inovação a partir de ruptura”, percebi que todas as empresas de tecnologia aqui são empresas de ruptura. Essa inovação a partir de ruptura sugere simplesmente que as soluções tecnológicas a serem avaliadas e utilizadas pelas empresas (de qualquer porte) podem ser diretas e simples, tão simples a ponto de vencerem os obstáculos de quem decide o que vai ser feito ou não.

21/09/2004

O futuro nas minhas mãos

Neste final de semana me vi fazendo um exercício que há muito não fazia, enquanto observava o meu filho dormindo deitado no meu peito, me deixei levar pela energia da imaginação, embora a centelha que desprende da vela seja científica, me deparei com algumas questões fundamentais: - O que o futuro da tecnologia aguarda para este ser que nem ainda fala, mas que já nasce com os dedos otimizados para todos os formatos de teclados?

10/08/2004

Logs, acessos e relevância

Por incrível que pareça, muitos usuários ainda tem em mente que a quantidade de hits dos seus web sites é a métrica mais importante para fins de controle e monitoramento. Pois bem, não é! Lembro que há muitos anos atrás, um cliente divulgava seus hits como se fossem milhares de acessos às suas páginas, e como se importassem mais que os números de seus usuários únicos. Ele não fazia isso por mal, o provedor onde hospedava sugeriu que o fizesse, dizendo ser o correto.

27/07/2004

Eleições 2004 - na Internet

Foi-se o tempo que os candidatos faziam panfletos de tudo quanto era tamanho e cor, distribuindo e entupindo toda tubulação de esgoto pluvial que encontravam pela frente. A coisa está um pouco mais sofisticada e organizada. Embora algumas cidades proibam a pichação desenfreada e a colocação de placas que não só poluem visualmente, mas distraem e perturbam motoristas e pedestres pelas ruas e avenidas, não é o caso aqui de Porto Alegre, e da maioria das cidades do Brasil.

22/06/2004

O web site está pronto e está no ar, e agora?

Você pode imaginar que terminada a etapa de planejamento e desenvolvimento do seu web site, e estando ele no ar, poderá se livrar da empresa que o desenvolveu facilmente, e seguir daí pra frente por conta própria, com seu próprio pessoal. Apesar de ser uma abordagem utilizada por algumas empresas, tenho a intenção de esclarecer aqui que o que é feito após o web site estar no ar precisa ser planejado antes que ele começe a ser produzido.

27/05/2004

O seu site não é para você

Nesses últimos anos, passados a frente de um monitor de 17”, as vezes dois, tenho percebido que sempre que vamos iniciar uma prospecção, ou mesmo quando iniciamos um projeto, passadas as etapas iniciais da resistência, nos deparamos normalmente com outra situação, o responsável pelo projeto, ou as vezes o dono do negócio, ter a idéia clara em sua cabeça de que o site está sendo feito para ele.

27/04/2004

Ajudar ao próximo?

Quando ingressei na universidade, em 1991, a dica dos professores era, o cara ao seu lado será seu concorrente, nunca fale com ele, não compartilhe seu conhecimento e estude para um bom concurso público. Logo depois ser funcionário público era quase que um crime, as pessoas começaram a compartilhar conhecimento, a Internet veio depois, os empregos sumiram, a verdade é que se você quisesse mudar alguma coisa precisaria empreender.

06/04/2004

Construindo um web site

Não espere que a Internet faça alguma coisa pela sua empresa, pelo simples fato de ter um domínio registrado, umas imagens saltitantes e um fundo musical na capa do seu web site. Tenha em mente que para tudo nessa vida precisamos ter um objetivo bem claro. O web site é a extensão do principal meio de comunicação que a sua empresa possui hoje, a Internet.

16/03/2004

Você precisa mesmo de um web site?

Imagine que você tem uma importante reunião com um empresário que há muito tempo você gostaria de conversar, pois afinal seus produtos parecem ter sido feitos sob medida para a empresa dele. Pois bem, você não vai aparecer com uma roupa multicolorida para conversar com ele, vai? Não vai entrar gritando pela sala de reuniões adentro vai? E então porque o seu web site tem que ter aquele pirotecnia toda logo na entrada?

15/02/2004

MSTT

A poucos dias lendo a coluna do colega aqui mesmo no Baguete, me deparei com alguns comentários sobre os eventos de networking, principalmente sobre o Terceira Terça. Me pareceu que chutar um número é justamente falar o que vem à cabeça. Chutar é muito diferente de perguntar, de receber dados e métricas do público ao qual você se relaciona.

03/02/2004

Agora sim

A indústria fonográfica, a do cinema e a de software a tempos temem a troca de arquivos pelas redes P2P através da Internet. Bilhões em prejuízos, desemprego e usuários maldosos ou desavisados.

27/01/2004

Softex leva 16 empresas de software para os EUA

Excelente iniciativa da Softex, claro, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, Brazil Information Center e da Amcham. Levando 16 empresas brasileiras para os Estados Unidos e agendando encontros com empresas de lá interessadas na tecnologia daqui. Pode parecer que apenas as grandes empresas têm alguma chance. Mas não é bem assim. É preciso juntar para mostrar nosso tamanho, mostrar o que temos a oferecer.

12/01/2004

TT 2004: Novidades e seriedade

Neste primeiro artigo do ano, destaco para quem ainda acha que o ano só começa em março, o novo Terceira Terça. Sob nova direção e com todo o gás é louvável a quantidade de novidades que estão implementadas e as que estão por vir.

15/12/2003

Ano Novo, de novo!

Assim como todas as coisas boas e ruins que aconteceram em 2003, fica sempre aquela sensação de que algo a mais poderia ter sido feito, ou que algumas coisas não deveriam ter sido feitas. Com todas as dificuldades enfrentadas pelas empresas em 2003, ainda não recuperadas de 2003, a única certeza que se tem é que os colaboradores são as peças mais valentes por trás de nossa vitória anual.

01/12/2003

Terceira Terça Reloaded

Há algum tempo atrás percebi a importância de se manter os relacionamentos pessoais e profissionais bem ativos. A partir daí uma série de acontecimentos culminaram com a criação do Terceira Terça. Confesso que o formato final e o retorno dessa iniciativa me surpreenderam. Passado então mais algum tempo, vê-se a necessidade de renovar. Nada melhor do que passar o bastão para quem está cheio de energia para a tarefa. Percebi nesses dois anos e meio que a importância do evento e dos relacionamentos, no final se resume às pessoas que fizeram e fazem acontecer.

17/11/2003

O que você vai fazer agora?

Agora que a crise “passou”, que as empresas ficaram mais enxutas e os colaboradores que sobraram ainda mais eficientes na execução das suas tarefas, que os custos foram diminuídos e que as margens de lucro sinalizaram uma ligeira melhora, o que você acha que vai acontecer? Infelizmente a massa intelectual descartada não vai ser toda recontratada, basicamente pelos motivos que citei acima. Porém você precisa fazer alguma coisa a respeito.

29/10/2003

A Internet Legal

Como pesquisador e interessado na área, a muito tempo venho colecionando livros, artigos e publicações que falam desse assunto, a legislação que controla (ou que deveria controlar) a Internet no Brasil e no exterior.

20/10/2003

O novo mantra em TI

De acordo com as especulações do Gartner Group, um dos maiores grupos de consultoria em TI no mundo, o novo mantra de TI para o próximo ano não tem nada de boom de vendas de PCs (embora elas tenham melhorado sensivelmente), mas a nova onda tem a ver com a mudança nos processos de negócios.

13/10/2003

Turnê online em blogs

Recentemente o escritor Dennis Hensley executou uma ação muito interessante para divulgar e fomentar as vendas de seu novo livro, Screening Part, ele passou a ir de cidade em cidade, através da Internet. Cansado do baixo retorno da sua última empreitada real de seu livro anterior, foi convencido por um amigo a utilizar o poder dos blogs para divulgar seu trabalho. E não só obteve 25% de aumento de vendas como conseguiu formar uma rede ainda maior para divulgar novos trabalhos.

06/10/2003

Atendimento muito mais que virtual

Desde 1995, ano que considero o marco da mudança quando falamos em Internet, muita coisa evoluiu nos web sites com relação a atendimento dos clientes. Foi-se o tempo de oferecer apenas um link com um e-mail, ou simples (e práticos) formulários de envio de e-mail, que normalmente não eram respondidos na velocidade que os usuários esperavam.

29/09/2003

Mensageiros Instantâneos

É bem verdade que desde que os usuários tinham nenhuma opção além do serviço de IRC (Internet Relay Chat), muita coisa evoluiu em termos de sistemas de mensagens instantâneas. A própria Conex (primeiro provedor privado do sul do Brasil) e a Via-RS utilizavam o serviço como argumento de vendas, e era um grande diferencial na época, e estamos falando de 1996.

22/09/2003

Agregadores de Informação

A pouco tempo atrás saiu na Wired um artigo interessante, que falava dos agregadores de informações. Pois com tanta coisa sobrecarregando os mortais, as vezes não fica somente difícil saber o que deve ser lido, fica também difícil conseguir encontrar o que se procura. Não adianta somente utilizar o Google, as informações pontuais e necessárias as pessoas e suas organizações estão dispostas em locais estratégicos, e são atualizadas dentro de acordo com suas prioridades. Em função disto começaram a aparecer esses softwares agregadores.

15/09/2003

Redes Sociais

Como falei na coluna anterior, a Internet é um fenômeno social. Mas o termo rede social pode significar também outras coisas na Internet. Com o aumento do número de pessoas online, a tendência é que o esforço outrora feito para reunir comunidades em torno de um determinado assunto ou objetivo - o que cria o senso de identidade, tenderá a diminuir.

08/09/2003

O fenômeno social da Internet

Algumas pessoas reclamam do tempo que perdem lendo os SPAMs, mas a realidade é que a Internet como meio de relacionamento tem muitas formas de fazer você ficar entretido – ou perder mais tempo. A algum tempo, quando se tinha apenas os canais do IRC (Internet Relay Chat), muita gente perdia horas no computador, virava as noites nos canais, aqui no sul precisamente nos canais da Conex ou do Via-RS, em busca de alguma coisa, não se sabia ao certo o que.

01/09/2003

Funcionalidade e Usabilidade

Penso que nos dias de hoje ainda falta um pouco de tato para os desenvolvedores (de software e de produtos) para melhorarem a usabilidade - facilidade de utilização - e a funcionalidade de seus produtos.

11/08/2003

Redes P2P e a sua empresa.insegura.com.br

A algum tempo atrás um colega aqui, colunista do Baguete, escreveu sobre controlar ou não controlar os e-mails e a navegação dos colaboradores das empresas. Pois vamos as novas portas a serem fechadas nas redes das empresas.

04/08/2003

A informação está no log

Desde que a web é a web, muita coisa fica para trás armazenada em incontáveis linhas separadas por carcteres especiais, aguardando algum tipo de ação - que não seja apagar o arquivo - dentro de servidores web espalhados mundo afora. É bem verdade que muito pouca gente se atém ou se preocupa a descobrir alguma coisa oriunda dos arquivos de logs, em parte graças as ferramentas oferecidas pelas empresas de hosting, muito básicas na sua origem, em parte pelos desenvolvedores dos web sites, que não oferecem análise desses dados como valor agregado aos serviços que prestam, mas m

28/07/2003

A satisfação e o planejamento

Tenho verificado nos últimos tempos, em função de diversos fatores, o aumento desordenado de projetos entrando em fase de execução, sem que todas as premissas do bom planejamento tenham sido sequer lembradas.

09/07/2003

O que seria de nós sem eles

A verdade sobre a atualização tecnológica (na sua empresa e na sua casa) é que regularmente nos vemos forçados ou convencidos a trocar de máquinas. Muito mais facilmente do que atualizar o PC, o que é relativamente fácil.

16/06/2003

SLA - O meu é de 99,99% e o seu?

No início de junho, conversando com um cliente, este manifestou sua insatisfação quanto ao seu prestador de serviços de conexão, uma grande empresa de telefonia. Ponderei perguntando sobre o contrato de prestação de serviços e sobre o SLA, ele riu, desconhecia tais documentos.

02/06/2003

A Web Semântica

Embora este assunto não seja novo, se faz necessário e relevante. A abundância de informações irrelevantes na Internet tem se tornado um problema desde que seu uso massificou, a partir de 1998.

19/05/2003

Ombusman de TI

As empresas têm se preocupado com a qualidade dos serviços prestados junto aos seus clientes há algum tempo. E de tempos em tempos, de ciclos em ciclos surgem novas técnicas e teorias para auxiliar neste processo. Existem muitas iniciativas, CACs, SACs, Call Centers, Suporte Técnico entre outras.

05/05/2003

Web Services

Desde que as tecnologias convergiram para a Internet, tem-se notícia de ondas, revoluções e reinvenções da roda. A partir de 2002 muito se falou em Web Services, que podemos dividir em dois aspectos, o aspecto técnico e o aspecto de negócios. Podemos classificar os web services como serviços interativos, baseados em padrões do mercado e que permitem independência de plataforma.

28/04/2003

TCO? Scorecard? Qual métrica utilizar afinal?

A partir dos anos 90, além da importância de se investir em TI nas empresas, se observou a necessidade de utilizar métricas, para garantir a aferição das novas implementações, e principalmente medir o retorno sobre o investimento feito.

10/03/2003

Eu trabalho com Internet!!!

Antigamente eu achava complexo explicar a quem me perguntava com o que trabalhava, o significado de "Editoração Eletrônica", mas na realidade era muito simples e fácil. O tempo foi passando e resolvi alavancar novas oportunidades e meter o nariz onde não era chamado. A coisa foi complicando, pois quando comecei a trabalhar com "Publicações Eletrônicas e Multimídia", explicar exatamente o significado disso para as pessoas não era tarefa fácil.

10/02/2003

Vamos fazer o seu novo site. Para que mesmo?

A algum tempo, criar um site para uma empresa nada mais era que colocar meia dúzia de páginas, uma institucional, uma ou duas de produtos e serviços e uma para se localizar a empresa e fazer algum tipo de contato. De lá pra cá pouca coisa mudou. A maioria das pessoas que comandam as empresas continua achando a Internet legal, mesmo não entendendo a eficácia de sua aplicação para seu negócio.

27/01/2003

A estrada

Certo dia, em 1981, me dirigi a uma banca de jornais - que hoje nem existe mais - para comprar um Almanaque Disney ou Pato Donald.

09/12/2002

Acabaram com os newsgroups?

Nos primórdios da Internet, por volta de 1991, creio que o seu maior uso era uma de suas mais poderosas ferramentas (para mim ainda é), os grupos de discussão da Usenet, ou Usenet Newsgroups. Posso descrever a Usenet como uma imensa rede de distribuição de mensagens. Essas mensagens estão divididas em tópicos com nomes, classificados hierarquicamente. Alguns grupos podem ou não ser moderados por alguma pessoa ou instituição, mas a maioria é livre.

25/11/2002

Eu matei o meu monstro

Eu tenho tido o costume, nestes últimos 20 anos, de achar que qualquer político, por melhor que seja, a partir do dia da sua posse se torna o contrário daquilo que eu esperava. Ainda mais sendo o presidente da república. Foi assim com o Sarney, foi assim com o Collor, com o Itamar, com o FHC, e NÂO vai ser assim com o Lula. Se eu simpatizo? Não, muito pelo contrário.

14/10/2002

Tolerância à falhas

Se você acha que vou escrever sobre um sistema tolerante a falhas, daqueles que podem continuar desempenhando as suas funções, mesmo na presença de falhas e estas falhas tanto podem ser falhas de hardware como falhas de software, não é para você este artigo! Ultimamente tenho notado nas empresas, nos meus clientes, na minha rede de relacionamentos, uma total intolerância às falhas.

16/09/2002

B*nda Larga?

No início de 2000 tive a felicidade de prover meu escritório e minha máquina pessoal de casa com modems de alta velocidade. O terror estava apenas começando. É correto afirmar que o crescimento da banda larga tem sido muito grande, grande parte pela malha de cabeamento das TVs a cabo no Brasil, que por ser em sua maioria nova, suportava de maneira bidirecional a troca de dados entre computadores conectados através dela.

09/09/2002

A parte oculta da web

Como bom internauta que você é, já deve ter ouvido falar que a web é composta de cerca 5 a 8 bilhões de páginas, o mecanismo de busca OpenFind indexa cerca de 3,5 bilhões de páginas, o Google cerca de 2,4 bilhões de páginas, o AlltheWeb cerca de 2,1 bilhões e por aí afora. Mas porque a variação 5 à 8 bilhões?

27/08/2002

Promiscuidade intelectual

Há algum tempo eu vinha adiando um compromisso, porém neste 2002 fui forçado a tomar uma decisão e concluir um dos cursos superiores aos quais já fui assíduo aluno.

12/08/2002

Recebeu SPAM? A culpa é sua!

É preciso esclarecer uma coisa quanto aos e-mails não solicitados, ou SPAM, você normalmente é o culpado por receber tanta coisa não solicitada. Também é fato que a maioria das pessoas como eu por mais que nos cuidemos não conseguimos eliminar esse problema.

05/08/2002

A importância do networking

Espero que você tenha acompanhado a trajetória do Terceira Terça desde a sua criação. Todos os meses profissionais de diversas empresas têm empregado seus esforços no sentido de proporcionar um evento onde pessoas encontrem pessoas, profissionais encontrem profissionais, empresas encontrem empresas, e clientes encontrem fornecedores.

31/07/2002

Informação x Design

Desde que a web é web, tem-se algumas idéias a respeito do que é certo e do que é errado, em se tratando de design e do conteúdo das páginas. Uma corrente de web designers prima pelas belas interfaces, onde os tons, as imagens e as "coisinhas de clicar" se sobrepõem ao principal, o conteúdo. Não que a Internet tenha que ser um lugar feio, mas existe uma barreira a ser ultrapassada.

22/07/2002

Dicas de software

Esta semana vamos falar um pouco sobre segurança. Nestes tempos em que você nem sabe o que recebe por e-mail e nem precisa ler a mensagem para contaminar toda a rede da sua empresa, a dica é a seguinte. Se você é usuário de computadores portáteis ou não tem certeza que seu colega respeita sua privacidade, seguem algumas sugestões: 1 - Secure Notes Organizer

14/07/2002

Design e usability

Uma coisa ficou clara para mim recentemente. Existem hoje duas grandes correntes no que diz respeito ao desenvolvimento de sites na web. A primeira é a corrente daqueles que primam pelo design (leia-se design tudo aquilo que além de bonito vem piscando, pesando e fazendo streaming pelo seu link de banda larga). A segunda corrente é aquela dos que consideram a praticidade da interface acima de tudo (usability).