A prova de amassar uvas com os pés é retratada no jogo das Olimpíadas Coloniais. Foto: Divulgação.

A Festa da Uva 2016 lançou o Jogo das Olimpíadas Coloniais nas lojas Apple Store e Google Play. O game foi desenvolvido por uma equipe de alunos e professores do Laboratório de Criação e Aplicação de Software da Universidade de Caxias do Sul. 

O laboratório tem o objetivo de promover projetos reais de trabalho para seus acadêmicos. Os estudantes Gustavo Martins Wamser (ciência da computação), Luan Carlos Zanatta Zuchi (design), Milton Prestes Medeiros e Tatiane Castagna Tomé (tecnologias digitais) participaram do projeto.

Os alunos contaram com o apoio e orientação do funcionário Gelson Cardoso Reinaldo e dos professores Iraci Cristina da Silveira De Carli e André Zampieri.

A iniciativa também contou com a participação da Agência Fattore Comunicação. O personagem principal do jogo - Radicci - foi cedido pelo chargista Iotti.

Na Olimpíada Colonial real, disputada na Festa da Uva, a prova de amassar uvas com os pés é realizada em duplas, que devem amassar uva em uma mastela (recipiente) durante o tempo regulamentar. 

O jogo mobile conta com a versão virtual desta comperição, desafiando o jogador a produzir a quantidade de suco definidas no início de cada fase, dentro do tempo determinado. 

Para isso, ele deve pressionar os botões de maneira sincronizada, reabastecendo a mastela quando necessário e retirando os garrafões sempre que cheios. Também deve ficar atento para os bônus oferecidos pelos personagens, tais como taça de vinho e pedaço de queijo.

O game conta com 12 níveis que representam os distritos, bairros ou regiões por onde são realizadas as provas reais durante as competições da Olimpíada Colonial da Festa da Uva. 

As provas da Olimpíada retratam a cultura local, resgatando o modo de vida de famílias que vivem de atividades ligadas à agricultura e agroindústria. A Olimpíada promove provas como fazer bíguli (macarrão), debulhar milho, corrida de plantadeira, corrida de saco, laço de vaca parada, lançamento de queijo e chute a gol.

A Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul é uma festa da cultura italiana e da produção agroindustrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul. A edição de 2016 acontece de 18 de fevereiro a 6 de março.