Hector Alonso. Foto: divulgação.

A Level 3, provedora global de serviços de telecomunicação, anunciou que expandiu seu Protocolo de Internet (IP, na sigla em inglês) e sua rede metropolitana latino-americana em mil quilômetros em 2015.

A ampliação envolveu a adição e expansão de nodos de conexão na região, em diversas cidades-chave no Brasil, Colômbia e México para promover conexões seguras entre a região e outros pontos de acesso da companhia ao redor do globo. O valor do investimento não foi aberto.

No Brasil, a estratégia envolveu cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, chegando a mais de 500 pontos ao redor do país com 1 Gigabit de capacidade de processamento.

Na parte de interconexão, a empresa ampliou sua rede de longa distância intermunicipais nos trechos de Cotia a Santos, Cotia a Curitiba e Londrina a Curitiba.

Na Colombia, expansões de rede foram completadas em Bogotá, Cali e Medellín, assim como acrescentou um novo modelo de zona com capacidade para conexões de 1 Gigabit para clientes na cidade de Barranquilla.

Por fim, no México a empresa implementou uma expansão da rede de longa distância foi completada de Monterrey, México, a McAllen, Texas.

Segundo Hector Alonso, presidente regional da Level 3 para a América Latina, os investimentos servem para atender as necessidades atuais dos clientes e também antecipar as demandas que podem surgir no futuro.

"Nosso portfólio abrangente de serviços metropolitanos e de longa distância, junto à nossa equipe de especialistas, é uma combinação vencedora que está ajudando nossos clientes a expandir seus negócios ao redor do mundo de forma eficiente e segura", completa.

Atualmente a Level 3 opera uma rede global chegando a mais de 500 mercados e 60 países, com 330 mil km de rotas de fibras globalmente. Na América Latina, a empresa tem uma cobertura de rede de 29 mil km e mais de 200 nodos.