O Brain foi fundado pela Algar Telecom em 2017. Foto: Divulgação.

O Brain (instituto de ciência e tecnologia da Algar Telecom) contou com parceria da Cisco Meraki para lançar o primeiro produto idealizado e desenvolvido a partir de metodologias ágeis pelo departamento: o SmartFi Pro.

Fundado pela Algar Telecom em 2017 com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, o Brain reúne profissionais de áreas diversas em diferentes projetos que utilizam metodologias ágeis. 

O SmartFi Pro é um serviço em nuvem de gestão de redes wi-fi. 

A Cisco é responsável pela plataforma de rede e conectividade do SmartFi Pro. Para  a coleta de dados e gerenciamento de rede, o Brain contou com apoio da Zoox Smart Data. 

O acordo permitiu não só a administração dos acessos, como também a possibilidade de usar o sistema para promover o relacionamento com os usuários da rede.

“A tecnologia permite gerenciar controle de acesso a rede, aos conteúdos, aplicações e também distribuição de banda”, detalha Danilo Colichio Lino, designer estratégico na Brain, que apresentou a solução durante um evento da Algar realizado em fevereiro em Porto Alegre.

A partir dos acessos na rede, também é possível coletar e interpretar dados sobre a utilização da rede e o perfil dos usuários. 

As informações coletadas por meio do SmartFi Pro são dados públicos disponibilizados pelos usuários por meio do login social (pelo Facebook) vão desde nome, sexo, faixa etária e e-mail até preferências pessoais, como esportes favoritos, interesses profissionais e perfil econômico.

O sistema possibilita, por exemplo, identificar os hábitos de novos clientes e promover ações dedicadas à prospecção de um novo público, ou gerar dados segmentados sobre o desempenho de colaboradores dentro de um departamento específico da empresa.

Antes de ser apresentado pela Algar Telecom como uma solução para o mercado, o SmartFi Pro foi testado pela Algar em outubro de 2018 com diferentes perfis de clientes (shoppings, hospitais, restaurantes, corporações de médio e grande porte, entre outros).