INFRA

Lojas Lebes: novo ambiente de nuvem com Claranet

01/03/2021 13:29

Projeto contou com a arquitetura de cloud privada da multinacional e nuvem pública da AWS.

Luís Masiero, diretor de TI e inovação da Lebes. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Lojas Lebes, uma das maiores redes varejistas em atuação na Região Sul, contratou a Claranet Brasil, multinacional inglesa de serviços gerenciados de nuvem, para desenvolver um novo ambiente de cloud para a companhia.

No novo projeto de Enterprise Cloud, iniciado no final de 2019, o ambiente da Lebes passou a contar a arquitetura de nuvem privada da Claranet e outra parte da infraestrutura baseada na nuvem pública da AWS.

Segundo a empresa, a remodelagem tem como característica uma arquitetura em nuvem com recursos dedicados, que permite a criação, ampliação e eliminação de servidores virtuais de acordo com as necessidades do negócio.

"A tecnologia em nuvem nos ajuda na estabilidade do sistema, fazendo com que a empresa tenha continuidade dos negócios, sem falhas de disponibilidade e operando 24X7", destaca Luís Masiero, diretor de TI e inovação da Lebes.

A nova infraestrutura deve ancorar o plano de expansão que a companhia prepara para os próximos meses, com a abertura de 40 novas filiais da rede, além da digitalização da Lebes Financeira e da Intechlog, que também fazem parte do Grupo Lebes.

"Entendemos por estruturar a empresa, principalmente sua governança, a fim de aprimorar a nossa gestão. Queremos nos tornar cada vez mais ‘cloud’, com o máximo de dados e sistemas hospedados com a Claranet, sempre com o que há de melhor e mais inovador no mercado para cada solução aplicada", afirma Otelmo Drebes, presidente da Lojas Lebes.

Com a continuidade e estabilidade do negócio que a nuvem proporciona, a Lebes também pretende reforçar o conceito omnichannel para o consumidor final, tendo uma comunicação de forma linear em todos os canais, sejam eles on-line ou offline.

"Para o varejo, a prioridade é sempre investir em tecnologias que consigam colocar o cliente como centro do negócio e impactá-lo de forma positiva. E é isso que a nuvem conseguiu proporcionar”, salienta Marcos Andrade, CMO da Claranet.

A Claranet tem presença em 10 países, atendendo 6,8 mil clientes corporativos e mais de 2,5 mil colaboradores espalhados por 24 escritórios no mundo.

Já a Lojas Lebes tem investido bastante em tecnologia nos últimos tempos. 

Recentemente, a empresa adotou a solução da Pmweb, companhia de serviços e tecnologia para marketing e CRM, para integrar e processar os dados de clientes em busca de ações mais assertivas das equipes de vendas.

Também neste ano, a companhia anunciou a aquisição do software Klassmatt, da Integra, para fazer a governança de dados mestres.

Anteriormente, o grupo já havia implantado o sistema de gestão SAP S/4 Hana com consultoria da FH.

A Lebes foi fundada em 1956 na cidade de São Jerônimo, um pequeno município distante 70 km de Porto Alegre, e comercializa desde móveis, eletrodomésticos e tecnologia até linhas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios e calçados.

Com 160 filiais, a rede fatura mais de R$ 1 bilhão e está presente em mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 1 milhão de clientes ativos e mais de 3 mil colaboradores.

Além da rede de varejo, que conta com um centro de distribuição e um centro administrativo, o grupo ainda possui a fábrica de confecção New Free, a Lebes Financeira e a Intechlog.

Veja também

INDÚSTRIA 4.0
Accenture compra Pollux

Companhia de Joinville é uma das líderes em tecnologia para indústria no país.

ENDPOINT
ESET lança novas soluções avançadas para empresas

Novo produto fornece gerenciamento fácil e automatizado do amplo portfólio de soluções de segurança da ESET.

CONTABILIDADE
Alterdata faz fusão com Prosoft

Com o negócio, Wolters Kluwer fica com uma participação minoritária. Mercado de software contábil está agitado.

RESULTADOS
V8 Consulting fatura R$ 171 milhões, alta da 10%

Depois de crescer com investimento próprio, a integradora planeja IPO para os próximos anos.

INFRA
PIX usa tecnologia Red Hat

Tecnologia open source foi escolhida pelo Banco Central como base do sistema.

CLOUD
HPE GreenLake: a nuvem que vem até você

Um modelo de serviços de nuvem on-premise, com pagamento baseado em consumo real.

DADOS
Excel ainda como solução de gestão? Fala sério!

Empresas que seguem uma cultura data driven tendem a vender cerca de 24% a mais.

OPERAÇÕES
Ex-Dedalus assume como COO da SoftwareONE

Eronides Júnior tem 24 anos de carreira e já passou por empresas como Microsoft e McAfee.

CIMENTO
CRH implanta pacote SAP

Projeto entregue pela Seidor teve mais de 30 mil horas de consultoria.

VAREJO
C&C começa projeto SAP

Seidor fará a implementação em uma das maiores do setor de materiais de construção.