Um medo. Foto: reprodução.

O Google patenteou na última semana uma nova tecnologia para dispositivos móveis, com o objetivo de economizar a carga das baterias.

Segundo matéria do ARS Technica, a tecnologia consistem em um software inteligente que reconhece quando a bateria está no fim de sua carga e reduz a resolução e brilho do display do dispositivo.

De acordo com a linha de pensamento do Google, displays com a tecnologia de displays orgânicos OLED poderiam trabalhar com estes cortes em desempenho paa enconomizar bateria.

Inicialmente, o telefone poderia dispensar efeitos de fluidez e animações de navegação, mas também pode cortar a resolução ou mudar seu display para um formato monocromático quando a bateria estiver em nível mínimo.

Para analistas, a empresa de Mountain View está traçando um caminho alternativo para pensar em formas de melhorar a vida das baterias nos aparelhos, em tempos em que o alto nível de processamentos dos dispositivos é um verdadeiro devorador de energia.

"Ultimamente, fabricantes estão investindo em baterias com mais milliamp-horas, chips de baixa consumo de energia, displays com inteligência energética, mas o Google apareceu com sua solução própria baseada em software", afirmou Casey Johnston, do ARS Technica.

Para a analista, ainda é cedo para saber se cortar recursos do aparelho para mantê-lo funcionando é a forma certa de abordar o problema, mas soluções são sempre bem-vindas.

"Em situações de emergência, é preferível ter uma tela em vermelho e preto do que uma tela sem nada", finaliza.