José Coscelli. Foto: divulgação.

A norte-americana ReachLocal, agência de marketing online e digital para pequenas e médias empresas, anunciou nesta segunda-feira, 01, o lançamento oficial de sua operação no Brasil.

Além de vendas diretas, a empresa trabalha com canais via agências de publicidade, e conta com parcerias estratégicas com sites de busca e mídias sociais, entre eles o Google, da qual a ReachLocal é Adwords Premier SMBs Partners.

A operação brasileira e latinoamericana da ReachLocal fica nas mãos de José Geraldo de Barros Coscelli,  ex-diretor de operações da GlobalWeb Brasil e que também foi vice-presidente de vendas da Dedalus Prime.

De 2001 a 2006 foi diretor de vendas da Siemens Ltda. Brasil. Antes disso, assumiu cargos executivos na BankBoston Brazil e na Bloomberg Latin America. Coscelli é bacharel em Economia pela PUC - SP e tem mestrado pela Babson College.

O produto principal da ReachLocal é o ReachSearch, que coloca anúncios de pequenas e médias empresas nos principais sites de busca.

O sistema rastreia anúncios web e os de formato móveis, incluindo chamadas telefônicas, formulários e mensagens eletrônicas - não apenas os cliques.

De acordo com o cofundador e CEO da empresa, Nathan Hanks, o Brasil é conhecido por ter altos níveis de empreendedorismo no segmento de pequenas e médias empresas.

“Isso faz do Brasil o local ideal para instalarmos a ReachLocal e expandirmos nossos negócios neste país e na região latino-americana”, afirma o executivo.

A inclusão digital no Brasil e o acesso das pequenas e médias empresas às novas tecnologias no país foram os motivos que impulsionaram a atuação local da ReachLocal.

“Em 2009, 62,3 milhões de pessoas tinham acesso à internet, e em 2012, esse número foi para 82,4 milhões. Um crescimento de 32% em três anos”, conta Thiago Santos, COO da ReachLocal Brasil/LATAM.

Atualmente, esse número está próximo dos 90 milhões, conforme dados do Ibope Nielsen.

O acesso à internet por meio dos smartphones também vem crescendo aceleradamente – registrando um aumento de 165% ano após ano, segundo pesquisa realizada pelo Grupo Mobi, em parceria com a agência digital W/McCann, baseado nos 19 milhões de aparelhos já existentes no Brasil.

Fundada em 2004, com sede em Woodland Hills, Califórnia,  a ReachLocal possui atualmente mais de 2 mil funcionários. A rede da empresa de atuação global inclui consultores de marketing digital locais e profissionais de serviços, com atuação nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Japão, Polônia, República Checa , Eslováquia e, agora, Brasil.

A empresa conta atualmente com mais de 20 mil clientes e mais de 30 mil campanhas ativas no mundo.