Plataforma te ajuda a domar o leão. Foto: flickr.com/photos/ephramjames

De olho nos 27 milhões de brasileros que devem declarar o imposto de renda até o final de abril, acaba de entrar no ar o Declare Facil, site que afirma ser o primeira marketplace destinado a aproximar contribuintes e contadores

Lançado neste mês de fevereiro, o portal pretende atender 300 mil pessoas em 2014. São diversas ferramentas para assegurar que as declarações de imposto de renda evitem cair na malha fina, já que só em 2013, mais de um milhão de pessoas foram “pegas” pela malha fiscal.

No portal, o contribuinte responde logo de início 12 perguntas para definir que tipo de declaração ele precisará produzir. Em seguida ele escolhe se irá contratar um consultor da plataforma ou se fará ele mesmo a declaração.

O site permite que os interessados filtrem os consultores pelo valor cobrado, reputação baseada na avaliação de outros usuários ou tempo médio para entrega do serviço. Os valores podem variar entre R$ 80 a R$ 650 dependendo do perfil da declaração.

Todo o processo de envio das documentações é realizado dentro do site.

A plataforma promete que não é preciso sair de casa para fazer seu imposto de renda, já que o site conta com uma chave de 256 bits para criptografar os dados, o dobro dos utilizados nos sistemas bancários online como o HSBC e Santander.  

Além do marketplace, a plataforma também disponibiliza tutoriais e orientações detalhadas para cada tipo de perfil gratuitamente.

O site é pioneiro no país e se concretiza através de uma junção entre a startup de marketplace Scabu - que tem em sua carteira de clientes empresas como a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest) e a Associação Brasileira de Exames Toxicológicos (Abratox) -, com a assessoria contábil Sevilha, de Vicente Sevilha, CEO da plataforma que explica a proposta do portal.

“A proposta do portal é oferecer segurança aos contribuintes em declarar seus impostos. Muitas vezes as pessoas até sabem fazer a declaração, mas ao realizar sozinhas, elas sentem certa insegurança. A vantagem na utilização do portal é permitir que tenham alguém para ajudar”, comenta.

O empreendedor é graduado em ciências contábeis, mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute e consultor da Confederação Nacional da Indústria. Além disso é autor do livro “Assim Nasce Uma Empresa”, e co-autor do trabalho “101 Propostas para Modernização Trabalhista”.

Mas aqueles que pensam que a declaração de imposto de renda é realizada somente uma vez ao ano, se engana. O empresário explica como rentabilizará o site durante o ano.

“Após o período de “alta” [durante o mês de março que antecede a data limite para o envio do IRPF] contamos com os atrasados. Em seguida há também os que precisam retificar sua declaração, e ainda aqueles que necessitam declarar todo o mês, como autônomos” afirma.

Há ainda contribuintes que tem renda variável, como aqueles que tem ações na bolsa de valores, esses precisam declarar mensalmente seus impostos. Há ainda os que contam com ganho de capital através da venda de um imóvel, precisando declarar no exato momento da venda.