O data center da Rabelo foi criado a partir de um ambiente de servidores da Dell. Foto: Hadrian/Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Rabelo, rede varejista do Ceará, implantou um data center próprio motivado pelo crescimento acelerado dos negócios e, por consequência, da necessidade de um ambiente de TI com alta disponibilidade. A estrutura, inaugurada em 2014, foi criada a partir de um ambiente de servidores fornecidos pela Dell.

A rede conta hoje com quase 100 lojas em toda a região Nordeste e mais de 3 mil funcionários. 

O Gerente de Suporte de Informática da Rabelo, Welton Ferreira, relata que a empresa contava com um data center terceirizado, mas que já não atendia mais as necessidades do negócio, por conta do crescimento das operações. 

O projeto começou a ser desenhado no segundo semestre de 2013, em parceria com a integradora Energy Telecom. Na época, eles sugeriram a implementação de servidores Dell. 

“Até então, trabalhávamos com outra marca e tivemos problemas. Após participar de algumas apresentações e ouvir o feedback dos clientes, optamos por adquirir as soluções Dell”, pontua Ferreira.

O processo de compra, instalação, configuração e migração do data center durou cerca de dez meses. O projeto previu quatro servidores físicos Dell PowerEdge e 20 equipamentos virtuais – com capacidade de chegar a 25 –, contra cinco servidores físicos e 15 virtuais que eram utilizados antes no ambiente terceirizado.

“Hoje os usuários do sistema têm elogiado bastante, já que o ambiente está bem mais rápido, o que impacta na produtividade dos profissionais nas lojas e no atendimento ao cliente”. 

Outro ganho, segundo o executivo, foi a reduçãode custos e a possibilidade de expandir a estrutura. A estrutura atual do data center está preparada para suportar o crescimento estimado pela Rabelo para os próximos dois anos. 

Mesmo assim, o time de TI já estuda a implementação em alguns meses de um site de backup, voltado a garantir ainda mais disponibilidade e evitar qualquer tipo de parada nos sistemas.

A rede Rabelo foi fundade em 1993, com a abertura da primeira no Shopping Iguatemi em Fortaleza. Em 2002, a Rabelo começou a abrir filiais em outros estados do Nordeste.