FINTECH

Portocred agiliza crédito com Omnihunter

01/04/2021 17:05

A financeira reduziu de seis para um dia o tempo de liberação de empréstimos a pessoas físicas.

Foto: Pixabay.

Tamanho da fonte: -A+A

A Portocred Crédito e Investimentos, empresa de crédito fundada em 1996 em Porto Alegre, adotou a solução da omnihunter, fintech sediada em Florianópolis, para reduzir o tempo de liberação de empréstimos a pessoas físicas.

Com a plataforma Online-to-Offline (O2O) recém implantada, a financeira já reduziu de seis para um dia o tempo de liberação e aumentou em 15% o desempenho das vendas de financiamento.

Segundo a empresa, processos que antes eram manuais e dependiam do tráfego de documentos físicos passaram a ser realizados por processamento óptico de dados e documentos capturados pelo celular.

“Nosso antigo trâmite de documentos físicos dependia de empresas de motoboy ou dos correios para interfacear com os clientes potenciais. Isto muitas vezes introduzia insegurança, morosidade e perda de negócios por desistência do tomador”, explica Vitor Tripodi, superintendente comercial da Portocred.

A plataforma dispõe de uma retaguarda de conexões com bases de dados de avaliação de crédito e algoritmos de balanceamento do perfil de risco dos tomadores de financiamento. Tais conexões abrangem órgãos públicos, cadastros de inadimplentes, cartórios, justiça e redes sociais.

Com autosserviço via smartphone para os interessados em solicitar o crédito, a solução combina o procedimento digital com meios presenciais de execução dos processos.

Inclui-se aí uma rede nacional de parceiros de captação de clientes que auxiliam presencialmente no onboarding digital dos tomadores de empréstimo, tendo como ferramenta o próprio smartphone.

Com isso, a Portocred conseguiu expandir sua atuação no território, eliminando o chamado “vazio da rede”, sem a necessidade de criar novos pontos de venda. 

A plataforma integra o processo de empréstimo até a gestão da adimplência, incluindo o monitoramento das garantias, localização geográfica e o acionamento de processos de retomada.

Para isso, o processamento cognitivo de dados e documentos integra a gestão do negócio com as vendas internas e o pessoal de campo — vendedores, cobradores, monitores de registro digital e pessoal ligado à retomada de bens inadimplentes. 

O mesmo vale para os responsáveis jurídicos internos e externos. Para tanto, o sistema dispõe de painéis de monitoramento e parametrização on-line das variáveis de negócio. 

Segundo a Omnihunter, a fintech vem obtendo ganhos de tempo de 600% nas taxas de sucesso e em processos de retomada de bens.

“Nossa proposta é a de orquestrar todos os elementos da cadeia de valor do crédito. A alavancagem de vendas da Portocred é um exemplo de como a nossa garantia de ROI se dá sobre informações palpáveis”, afirma Ednilson Hummig, CEO e cofundador da Omnihunter.

Fundada em 2017, a catarinense Omnihunter é investida pelos fundos de participações Bossa Nova e Darwin Startups, por [B]3, TransUnion, RTM, NeoWay e CNSegPar. 

A gaúcha Portocred foi fundada em 1997 e conta com 15 lojas e quatro pontos de atendimento avançado, com mais de 2,2 mil pontos de operação e mais de 200 empresas parceiras.

Veja também

REFEIÇÕES
Magalu compra mais duas empresas de delivery de comida

A companhia entrou no segmento em setembro do ano passado, com a aquisição do AiQFome.

INVESTIMENTO
FitBank recebe aporte de R$ 30 milhões

Rodada é marcada pela entrada da CSU para o quadro de acionistas da fintech.

DIGITALIZAÇÃO
Ailos adota plataforma da Hallo para assembleias

A plataforma desenvolvida pela startup é personalizada e serve 15 cooperativas.

CALÇADOS
Usaflex adota sistema de cobrança da Receiv

Após investir no S/4 Hana Fashion, a calçadista quer agilizar as cobranças ativas.

ANTIFRAUDE
CredDefense fecha parceria com Innovatrics

Acordo para incorporar tecnologia de prova de vida certificada consolida estratégia da empresa.

EXPANSÃO
Ebanx inicia operações na América Central

Fintech começa a atuar na Costa Rica, El Salvador, Panamá, Guatemala e República Dominicana.

EXCLUSIVO
Payface conquista PCI DSS

Certificação determina um padrão de segurança de dados para transações financeiras.

AQUISIÇÃO
Magalu compra Steal The Look

Portal é especializado em conteúdo comprável de moda e beleza, além de ter site sobre carreira feminina.

M&A
Pipeline abre unidade em Porto Alegre

Cesar Paz está à frente da consultoria de fusões e aquisições na capital gaúcha.

AQUISIÇÃO
BTG Pactual compra Kinvo por R$ 72 milhões

Fintech faz a consolidação de investimentos em diferentes instituições financeiras.